O ASSUNTO É

Desmatamento na Amazônia triplica e tem 2º pior trimestre desde 2008

Publicado em

De acordo com dados do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), foram derrubados 867 km² de mata nos três primeiros meses deste ano.

Os índices de desmatamento na Amazônia triplicaram em março, consolidando o primeiro trimestre de 2023 como o segundo pior em 16 anos.

O nível de destruição só não foi maior do que o registrado em 2021, quando foram postos abaixo 1.185 km² de floresta de janeiro a março. A área equivale a uma perda de quase mil campos de futebol por dia de mata nativa.

Em março, oito estados que compõem a Amazônia Legal apresentaram aumento no desmatamento, com exceção do Amapá. Com isso, ocorreu 42%do desmatamento previsto pela plataforma PrevisIA para o período de agosto de 2022 a junho de 2023, de 11.805 km².

No Amazonas, a destruição da floresta passou de 12 km² em março de 2022 para 104 km² no mesmo mês deste ano, uma alta de 767%. O estado lidera a lista dos estados que mais devastaram a região amazônica em março de 2023.

O pesquisador Carlos Souza Júnior, do Imazon, alerta para a necessidade de atitudes coordenadas do governo federal e dos Executivos estaduais. Ele chama a atenção para a importância do fim da impunidade nos casos de desmatamento ilegal e apropriação de terras públicas.

“Os governos federal e dos estados precisam agir em conjunto para evitar que a devastação siga avançando, principalmente em áreas protegidas e florestas públicas não destinadas. Há casos graves como o da unidade de conservação APA Triunfo do Xingu, no Pará, que perdeu uma área de floresta equivalente a 500 campos de futebol apenas em março”, observa o especialista.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Roberto Rocha aposta na ZPE de Bacabeira para impulsionar petróleo no MA

Com a criação da ZPE de Bacabeira e a defesa da exploração do petróleo na costa maranhense, o ex-senador Roberto Rocha lidera um projeto capaz de tirar o Maranhão da condição de estado mais pobre do Brasil e impulsionar seu desenvolvimento.

Mais Radar

Promotor propõe criação de agência nacional anti-máfia para frear atentados

O promotor Lincoln Gakiya e o procurador-geral Paulo Sérgio de Oliveira e Costa defenderam a criação de uma agência nacional anti-máfia e o endurecimento das leis para enfrentar o avanço do PCC e proteger autoridades e testemunhas.

Governo apresenta projeto que agrava pena para organizações criminosas

O projeto de lei chamado de Antifacção inclui agravar a pena...

Guia auxilia adolescentes a fazerem uso seguro da internet

O guia Internet com Responsa Só para Adolescentes: Proteção no Uso...

Governo prorroga prazo para georreferenciamento de imóveis rurais

O decreto que amplia em quatro anos o prazo limite para...

Governo lança programa de reforma de casas e defende ação para invisíveis

O Programa Reforma Casa Brasil busca resolver um dos problemas mais...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.