O ASSUNTO É

Desmatamento na Amazônia cai 30,6% em um ano

Publicado em

De acordo com o monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o desmatamento na Amazônia Legal caiu 30,6% em um ano.

No período de agosto de 2023 a julho de 2024, esse índice alcançou 6.288 quilômetros quadrados (km²), valor que representa uma redução de 30,6% em relação ao ano anterior (2022/2023).

O relatório do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes) mostra que o desmatamento foi o menor valor percentual em 15 anos, segundo o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).

Em termos de área desmatada, o valor medido agora na Amazônia é o menor desde 2015 (6.207 Km²). O sistema faz uma apuração anual da supressão florestal nos nove estados que compõem a Amazônia Legal.

“Conseguimos resultados importantes no ano passado e este ano, novamente, um resultado altamente significativo”, avaliou a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva.

Conforme dados do Inpe, em relação aos estados, a melhor taxa de redução foi medida em Rondônia, com queda de 62,5% do desmatamento, seguido pelo Mato Grosso (-45,1%).

Segundo o governo federal, a redução do desmatamento na Amazônia possibilitou que um volume de 359 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2), gás que mais contribui para o aquecimento global, deixasse de ser emitido na atmosfera.

Cerca de 76% do desmatamento segue concentrado no Maranhão, Tocantins, Piauí e na Bahia, estados que formam o acrônimo Matopiba, principal fronteira agropecuária do Cerrado na atualidade.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Seleção brasileira se prepara para jogos das Eliminatórias

Quarta colocada na classificação geral, a Seleção Brasileira visita a Venezuela (8ª) nesta quinta-feira (14), às 18h (horário de Brasília), no Monumental de Manturín....

Mais Radar

Ministro anuncia divulgação do Gabarito do Enem 2024, confira!

Ministro da Educação, Camilo Santana, anuncia antecipação do gabarito do Enem 2024. Confira a data. Os dados exatos serão definidos pelo Inep e divulgados nesta semana. O Inep relatou que 1.925 candidatos foram eliminados por infrações, como o uso de dispositivos eletrônicos.

Mais de 13 mi usam ferramenta de segurança em contas gov.br

O uso da Verificação em duas Etapas nas contas gov.br cresceu...

Brasil passa a contar com plataforma que certifica energia renovável

Foi lançada a primeira plataforma brasileira que irá centralizar a certificação...

Atenção: Beneficiários do Cadastro Único precisam regularizar

Mais de 300 mil pessoas precisam se cadastrar ou atualizar dados no CadÚnico para manter o BPC. O prazo varia de 45 a 90 dias após a notificação. Os beneficiários podem desbloquear o pagamento ligando para o INSS pelo número 135.

STF marca para dezembro audiência pública sobre “uberização”

Foi marcado para 9 de dezembro uma audiência pública para debater...

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»