O ASSUNTO É

Desmatamento da vegetação nativa no Brasil ocorreu nos últimos 37 anos

Publicado em

Uma pesquisa do MapBiomas aponta que um terço de toda área de vegetação devastada no país desde 1.500 foi derrubada nos últimos 37 anos.

O levantamento divulgado na última sexta-feira (26) mostra que no solo antes ocupado por árvores, agora há plantações e gado.

Segundo a pesquisa, o pico do avanço da agropecuária sobre as florestas e outros biomas ocorreu entre 1985 e 2021. Mesmo período em que 13,1% de toda a vegetação nativa do Brasil foi eliminada.

Os dados constam no relatório “Mapeamento Anual de Cobertura e Uso da Terra no Brasil – Coleção 7”.

O país tinha 76% de seu território coberto por vegetação nativa (florestas, savanas e outras formações não florestais), em 1985. Trinta e sete anos depois, a vegetação nativa cobria apenas 66% da área brasileira.

Por outro lado, no mesmo período, a área ocupada por agropecuária cresceu de 21% para 31%. Para agricultura cresceram 228% e agora representam 7,4% do território.

De acordo com o MapBiomas, o território ocupado pela agropecuária agora responde por um terço do uso da terra no Brasil.

Laerte Ferreira é professor da Universidade Federal de Goiás e coordenador da Equipe de Mapeamento de Pastagem e do GT Solos do MapBiomas. Para ele, “é importante ressaltar que 28% da mudança para lavoura temporária se deu sobre desmatamento e conversão direta de vegetação nativa”.

Outra mudança constatada pelo levantamento foi o fenômeno percebido principalmente no Pantanal. Refere-se a perda, entre 1991 e 2021, de 17,1% da superfície de água do país.

“Esta tendência de rápidas transformações representa grandes desafios para que o país possa se desenvolver e ocupar o território com sustentabilidade e prosperidade”, explica Tasso Azevedo, coordenador do MapBiomas.

Em 1985 metade dos municípios tinham como principal uso da terra a agropecuária e em 2021 esse percentual passou de 49% para 57%.

Ainda segundo a MapBiomas, pelo menos 8,2% de toda vegetação nativa existente é secundária. São áreas que já foram desmatadas pelo menos uma vez desde 1985 ou já estavam desmatadas na época.

Na Mata Atlântica, a proporção de vegetação secundária sobe para 27%. O levantamento foi feito com base em dados coletados por satélites e analisados individualmente. A cobertura abrange os seis principais biomas nacional.

O MapBiomas é uma iniciativa multi-institucional, que envolve universidades, ONGs e empresas de tecnologia, focada em monitorar as transformações na cobertura e no uso da terra no Brasil.

O objetivo é buscar a conservação e o manejo sustentável dos recursos naturais, como forma de combate às mudanças climáticas.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Rotary Club de Brasília celebra líderes e dá posse a novos membros

Homenagens destacam fundadores do mais antigo clube rotário da capital da República e legado de eternas lideranças em evento que reuniu 80 convidados no salão da Fundação dos Rotarianos de Brasília.

Mais Radar

Detran alerta para golpes por mensagens SMS

Unidades dos departamentos estaduais de Trânsito (Detrans) em todo o Brasil...

Operação Contragolpe: PF investiga plano para matar Lula

Cinco suspeitos foram presos com aval do STF, entre eles quatro militares das forças especiais do Exército, conhecidos como "kids pretos", e um policial federal, acusados ​​de planejar um golpe de Estado.

Desmatamento cai 55% na Mata Atlântica no primeiro semestre

Em comparação com o mesmo período do ano anterior, a Mata...

Brasil está entre países do G20 com maior proporção de área protegida

Dentre as maiores proporções de seus territórios, o Brasil está entre...

Ministro anuncia divulgação do Gabarito do Enem 2024, confira!

Ministro da Educação, Camilo Santana, anuncia antecipação do gabarito do Enem 2024. Confira a data. Os dados exatos serão definidos pelo Inep e divulgados nesta semana. O Inep relatou que 1.925 candidatos foram eliminados por infrações, como o uso de dispositivos eletrônicos.

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»