O ASSUNTO É

Caixa lança plataforma para redução de CO₂ em Projetos habitacionais

Publicado em

Para mensurar a geração de carbono incorporado em empreendimentos habitacionais financiados pela instituição, foi lançado uma plataforma pela Caixa Econômica Federal. O projeto acontece em parceria com a Universidade de São Paulo (USP).

O objetivo é promover a melhoria nos projetos estruturais e reduzir o consumo de materiais para a redução direta de CO₂ e dos custos de produção.

O programa habitacional do governo federal tem a padronização como uma de suas características, oferece uma oportunidade relevante de reduzir as emissões de CO2, aumentar a qualidade das habitações e estimular a inovação tecnológica no setor da construção civil.

A plataforma permite análise do impacto dos empreendimentos por tipologia construtiva, número de pavimentos e elementos construtivos.

“A caixa é 80% do mercado imobiliário. Então, quase todas as habitações vão passar por essa ferramenta. Nós estamos fazendo uma ferramenta única que vai baixar a pegada de CO₂, deixando o mundo mais seguro, a um custo negativo, baixando o custo”, disse John.

A iniciativa pretende subsidiar as políticas habitacionais do banco com informações relacionadas à sustentabilidade de empreendimentos, além de estimular o mercado a adotar métodos sustentáveis.

“A construção civil é um setor relevante da economia, que hoje responde por 10% do PIB nacional. A construção civil responde por 20 a 25% de todo o emprego gerado nesse país”, destacou o presidente da Caixa, Carlos Vieira, sobre a importância do setor.

Na plataforma, há também uma área aberta para que o público em geral possa consultar a linha de base de carbono de diferentes tipos de construção.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Cidade inteligente: Rodrigo da Luz destaca Brasília no “Brasil Global Summit”

Rodrigo da Luz, diretor-executivo do Brasil Global Summit, afirma que Brasília está entre as capitais mais preparadas para o futuro no Brasil, graças ao...

Mais Radar

Gás do Povo chega a todas as capitais a partir desta segunda (26)

A partir desta segunda-feira (26), o Programa Gás do Povo passa...

Renovação automática de CNH beneficia 300 mil na primeira semana

Na primeira semana de validade, o Programa de renovação automática da...

Dezesseis projetos concorrem em edital para restauração da Amazônia

Para participar do edital da iniciativa ProFloresta+, o Banco Nacional de...

Plataforma Não Me Perturbe teve 1,7 milhão de adesões em 2025

A plataforma Não Me Perturbe fechou o ano de 2025 com...

Governo lança nova versão do portal ComunicaBR

Uma nova versão do portal ComunicaBR foi lançada pela Secretaria de...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.