O ASSUNTO É

Caixa lança plataforma para redução de CO₂ em Projetos habitacionais

Publicado em

Para mensurar a geração de carbono incorporado em empreendimentos habitacionais financiados pela instituição, foi lançado uma plataforma pela Caixa Econômica Federal. O projeto acontece em parceria com a Universidade de São Paulo (USP).

O objetivo é promover a melhoria nos projetos estruturais e reduzir o consumo de materiais para a redução direta de CO₂ e dos custos de produção.

O programa habitacional do governo federal tem a padronização como uma de suas características, oferece uma oportunidade relevante de reduzir as emissões de CO2, aumentar a qualidade das habitações e estimular a inovação tecnológica no setor da construção civil.

A plataforma permite análise do impacto dos empreendimentos por tipologia construtiva, número de pavimentos e elementos construtivos.

“A caixa é 80% do mercado imobiliário. Então, quase todas as habitações vão passar por essa ferramenta. Nós estamos fazendo uma ferramenta única que vai baixar a pegada de CO₂, deixando o mundo mais seguro, a um custo negativo, baixando o custo”, disse John.

A iniciativa pretende subsidiar as políticas habitacionais do banco com informações relacionadas à sustentabilidade de empreendimentos, além de estimular o mercado a adotar métodos sustentáveis.

“A construção civil é um setor relevante da economia, que hoje responde por 10% do PIB nacional. A construção civil responde por 20 a 25% de todo o emprego gerado nesse país”, destacou o presidente da Caixa, Carlos Vieira, sobre a importância do setor.

Na plataforma, há também uma área aberta para que o público em geral possa consultar a linha de base de carbono de diferentes tipos de construção.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Entrevista: Com alto índice de aprovação, Ibaneis prova que governa para o povo

Com 63% de aprovação, Ibaneis Rocha destaca avanços em saúde, segurança e área social. Parcerias com hospitais, novas UPAs, reforço policial e programas como Prato Cheio consolidam um governo focado no trabalho e no bem-estar do DF.

Mais Radar

Governo oferecerá cursos gratuitos para obtenção de CNH

Dentre as vantagens colocadas pelo governo para tirar a Carteira Nacional...

Plataforma mapeia áreas de risco climático no Brasil

Durante a COP30, será lançada a Tecnologia que mapeia áreas de...

Mega-Sena: confira os números sorteados no concurso 2.932

Um apostador levou, sozinho, o prêmio de R$ 96 milhões sorteado...

Promotor propõe criação de agência nacional anti-máfia para frear atentados

O promotor Lincoln Gakiya e o procurador-geral Paulo Sérgio de Oliveira e Costa defenderam a criação de uma agência nacional anti-máfia e o endurecimento das leis para enfrentar o avanço do PCC e proteger autoridades e testemunhas.

Governo apresenta projeto que agrava pena para organizações criminosas

O projeto de lei chamado de Antifacção inclui agravar a pena...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.