O presidente Jair Bolsonaro começa a se alinhar com vários partidos ligados ao “Centrão” a fim de conseguir aprovar projetos e neutralizar a reeleição de Rodrigo Maia (DEM-RJ) à presidência da Câmara dos Deputados na eleição de 2021 quando termina o seu atual mandato.
Bolsonaro decidiu nomear Fernando Marcondes de Araújo Leão, indicado pelo “Centrão” do Congresso Nacional para o comando do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), órgão ligado ao Ministério de Desenvolvimento Regional e cujo orçamento deste ano é de R$ 1,09 bilhão.
A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (6/5). Marcondes foi filiado ao PTB, de Roberto Jefferson, tendo saído no último dia 16 de abril para ingressar ao Avante.
Bolsonaro está decidido que não vai barrar eventual negociação de cargos no seu governo. Nos últimos 3o dias ele vem se reunindo com lideres dos mais diferentes partidos no Congresso Nacional.
Já conversaram com Bolsonaro no Palácio do Planalto o senador e presidente do PP, Ciro Nogueira (PI), o deputado federal e presidente do Republicanos, Marcos Pereira (SP), os deputados federais Arthur Lira (PP-AL), Diego Andrade (PSD-MG), Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR) e Wellington Roberto (PL-PB), todos líderes dos partidos na Câmara.