O ASSUNTO É

Arma de fogo é instrumento mais utilizado em feminicídios no Brasil

Publicado em

Uma pesquisa do Instituto Sou da Paz, mostra que metade dos feminicídios ocorridos entre 2012 e 2020 no Brasil envolveram armas de fogo. O instrumento é o mais utilizado nos assassinatos de mulheres.

Para cada duas mulheres assassinadas no país, uma foi morta a tiros, em 2020. No total, foram 1.920 vítimas fatais, um aumento de 5,6% em comparação a 2019. O estudo faz parte de uma pesquisa sobre o papel da arma de fogo na violência de gênero no Brasil.

A diretora executiva do Instituto Sou da Paz, Carolina Ricardo ressalta que “no cenário atual de retrocessos, é fundamental dar visibilidade à presença da arma de fogo como fator de risco da violência doméstica e familiar”.

O relatório mostra ainda que os feminicídios provocados por armas de fogo tiveram um aumento expressivo nos últimos três anos. Mesmo período em que o acesso às armas foi facilitado.

O número de brasileiros registrados como caçadores, atiradores desportivos e colecionadores de armas de fogo (CAC), desde 2019, superou em três vezes os registros realizados entre 2003 e 2018.

Ainda segundo o estudo, uma em cada três mulheres vítimas de violência armada relatou já ter sofrido o mesmo tipo de agressão em outras ocasiões.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Iniciativa gratuita prepara jovens para profissões do futuro no DF

O Conexão Digital é um projeto itinerante que oferece cursos gratuitos nas áreas de empreendedorismo digital, produção de conteúdo, posicionamento nas redes, tráfego pago...

Mais Radar

Detran alerta para golpes por mensagens SMS

Unidades dos departamentos estaduais de Trânsito (Detrans) em todo o Brasil...

Operação Contragolpe: PF investiga plano para matar Lula

Cinco suspeitos foram presos com aval do STF, entre eles quatro militares das forças especiais do Exército, conhecidos como "kids pretos", e um policial federal, acusados ​​de planejar um golpe de Estado.

Desmatamento cai 55% na Mata Atlântica no primeiro semestre

Em comparação com o mesmo período do ano anterior, a Mata...

Brasil está entre países do G20 com maior proporção de área protegida

Dentre as maiores proporções de seus territórios, o Brasil está entre...

Ministro anuncia divulgação do Gabarito do Enem 2024, confira!

Ministro da Educação, Camilo Santana, anuncia antecipação do gabarito do Enem 2024. Confira a data. Os dados exatos serão definidos pelo Inep e divulgados nesta semana. O Inep relatou que 1.925 candidatos foram eliminados por infrações, como o uso de dispositivos eletrônicos.

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»