O ASSUNTO É

Alertas de desmate na Amazônia têm pior setembro da série histórica, segundo pesquisa

Publicado em

Os alertas de desmatamento na Amazônia aumentou de forma significativa, em 1.455 km², no mês de setembro. As informações são do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), divulgadas nesta sexta-feira (7).

De acordo com a pesquisa, esse pode ser considerado o pior setembro da série histórica do Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), que começou em 2015. Esse número representa um crescimento de 47,7% em relação ao mesmo período do ano passado.

O balanço mostra que, isso equivale ao tamanho da cidade de São Paulo. Já, o segundo pior momento da série foi registrado no início de 2019. Na época, os alertas para setembro chegaram a 1.454 km².

As áreas de alerta de desmatamento já somam 8.590 km², um número 4,5% maior do que todos os alertas do ano passado, no acumulado de 2022.

O Observatório do Clima, considera que o índice preocupa porque pode igualar ou até mesmo superar nos próximos três meses, o recorde histórico de 2019, que ficou em 9.178 km².

Outro ponto que chama a atenção, é que em Janeiro e fevereiro deste ano, acumularam recordes de desmatamento no Brasil. Visto que estes são meses chuvosos na maioria dos estados que englobam o bioma, torna-se algo incomum. No geral, as taxas de desmatamento são menores durante esse período do ano.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Roberto Rocha aposta na ZPE de Bacabeira para impulsionar petróleo no MA

Com a criação da ZPE de Bacabeira e a defesa da exploração do petróleo na costa maranhense, o ex-senador Roberto Rocha lidera um projeto capaz de tirar o Maranhão da condição de estado mais pobre do Brasil e impulsionar seu desenvolvimento.

Mais Radar

Promotor propõe criação de agência nacional anti-máfia para frear atentados

O promotor Lincoln Gakiya e o procurador-geral Paulo Sérgio de Oliveira e Costa defenderam a criação de uma agência nacional anti-máfia e o endurecimento das leis para enfrentar o avanço do PCC e proteger autoridades e testemunhas.

Governo apresenta projeto que agrava pena para organizações criminosas

O projeto de lei chamado de Antifacção inclui agravar a pena...

Guia auxilia adolescentes a fazerem uso seguro da internet

O guia Internet com Responsa Só para Adolescentes: Proteção no Uso...

Governo prorroga prazo para georreferenciamento de imóveis rurais

O decreto que amplia em quatro anos o prazo limite para...

Governo lança programa de reforma de casas e defende ação para invisíveis

O Programa Reforma Casa Brasil busca resolver um dos problemas mais...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.