O ASSUNTO É

ADVOGADOS CONTESTAM ACUSAÇÃO FEITA POR JANOT CONTRA TEMER

Publicado em

A Inexistência de provas de corrupção, ausência de conexão com a Lava Jato, falta de autenticidade do áudio da conversa do empresário Joesley Batista com Michel Temer, ilicitude de gravação ambiental no Palácio do Jaburu e um desafio explícito ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para provar em que circunstâncias o presidente teria recebido propinas da JBS, formam a linha central da argumentação da defesa do peemedebista, a ser protocolada nesta quarta-feira, 5, na Câmara.

Entre 15 e 16 horas, o criminalista Antônio Claudio Mariz de Oliveira, advogado de Temer, deve entregar a defesa do peemedebista ao presidente da Comissão de Constituição e Justiça deputado Rodrigo Pacheco (PMDB-MG).

É um documento de quase cem páginas, dividido em 11 capítulos que buscam fulminar, ponto a ponto, a acusação formal da Procuradoria-Geral contra o presidente. Ao Supremo Tribunal Federal, Janot atribui a Temer o crime de corrupção passiva no caso JBS. Mariz ataca inicialmente o “açodamento” dos investigadores.

“Foi aberto um inquérito sem nem sequer haver verificação da gravação (da conversa de Joesley com o presidente). Pediram inquérito e o ministro (Edson Fachin, relator do caso no STF) foi logo deferindo. Houve açodamento tanto do Ministério Público como do ministro que, sem maiores verificações e monocraticamente, autorizou a investigação”, questiona.

“Mostramos na defesa a inexistência de provas de corrupção passiva. A prova toda é baseada em gravação ilícita e contaminou todos os demais elementos. Mesmo que assim não fosse, considerando-se como correta, como em ordem a gravação, mesmo assim, não encontra nenhum elemento que comprometa o presidente da República”, sustenta Mariz.

Os argumentos da defesa serão levados a todos os parlamentares da CCJ. O relator da denúncia contra Temer, escolhido ontem, é o deputado Sergio Zveiter (PMDB-RJ). O ponto central da defesa é um desafio explícito a Janot para que prove em que circunstâncias Temer teria recebido propina de Joesley.

Para o procurador, a mala com R$ 500 mil que o ex-deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) pegou de um executivo da JBS na noite de 28 de abril tinha como real destinatário o presidente.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Rotary Club de Brasília celebra líderes e dá posse a novos membros

Homenagens destacam fundadores do mais antigo clube rotário da capital da República e legado de eternas lideranças em evento que reuniu 80 convidados no salão da Fundação dos Rotarianos de Brasília.

Mais Radar

Detran alerta para golpes por mensagens SMS

Unidades dos departamentos estaduais de Trânsito (Detrans) em todo o Brasil...

Operação Contragolpe: PF investiga plano para matar Lula

Cinco suspeitos foram presos com aval do STF, entre eles quatro militares das forças especiais do Exército, conhecidos como "kids pretos", e um policial federal, acusados ​​de planejar um golpe de Estado.

Desmatamento cai 55% na Mata Atlântica no primeiro semestre

Em comparação com o mesmo período do ano anterior, a Mata...

Brasil está entre países do G20 com maior proporção de área protegida

Dentre as maiores proporções de seus territórios, o Brasil está entre...

Ministro anuncia divulgação do Gabarito do Enem 2024, confira!

Ministro da Educação, Camilo Santana, anuncia antecipação do gabarito do Enem 2024. Confira a data. Os dados exatos serão definidos pelo Inep e divulgados nesta semana. O Inep relatou que 1.925 candidatos foram eliminados por infrações, como o uso de dispositivos eletrônicos.

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»