De última hora, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM), 55, foi chamado ao Palácio do Planalto para uma reunião com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) às 15h45 de hoje. A equipe do ministro afirma que a expectativa é de que a demissão fosse publicada em uma hora. A informação é do Portal UOL.
O encontro ocorre fora da agenda oficial do presidente. No Twitter, ele anunciou a demissão às 16h17. “Acabo de ouvir do presidente Jair Bolsonaro o aviso da minha demissão do Ministério da Saúde. Quero agradecer a oportunidade que me foi dada, de ser gerente do nosso SUS, de pôr de pé o projeto de melhoria da saúde dos brasileiros”, escreveu.
Mais cedo, o oncologista Nelson Teich se encontrou com Bolsonaro em Brasília. Fontes do Ministério da Saúde informaram ao UOL às 16h10 que ele foi escolhido pelo Planalto ao cargo.
LEIA MAIS:
Além de Teich, se falou nos nomes de Claudio Lottenberg, presidente do Conselho da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, e de Roberto Kalil Filho, do Sírio-Libanês e que usou cloroquina contra o coronavírus.
A retirada de Mandetta do governo, consumada hoje, já era esperada desde o início da semana passada.