Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Em crise, PT do DF debate estratégia para enfrentar Celina em 2026

Publicado em

Partidos de esquerda do DF continuam conversando entre si sobre a viabilidade de um candidato para enfrentar Celina Leão (PP), na disputa pelo Buriti, em 2026.

O maior problema enfrentado pelo Partido dos Trabalhadores local, é na indicação de um nome próprio que possa liderar a coalizão.

A professora Rosilene Correia, que disputou a senatória e não consegui se eleger em 2022, já esmurrou a mesa impondo o seu nome.

Ela se diz melhor que o ex-governador Agnelo Quiroz, bem maior que Magela, ou qualquer outro petistas acostumados a disputar eleições majoritárias.

A professora tem razão: arrebatou das urnas na eleição passada 356.198 votos válidos. Foi a terceira mais votada na disputa pelo Senado.

No entanto, o que se sabe é que a sindicalista só abriria mão da disputa do Buriti para a deputada federal Erika Kokay, presidente do Partido no DF.

Por outro lado, o nome do derrotado e inelegível Leandro Grass(PV), é o mais aceito pela maioria dos petistas.

Grande parte defende a reedição da Federação PT/PV/PCdoB, cujo casamento partidário estenderia a validade até 2030 e que ela seja pilotada pelo inelegível Grass.

Ele foi condenado por crime de fake news praticado na eleição passada.

Leandro Grass foi acusado e condenado pela Justiça Eleitoral por usar o dinheiro público de campanha para espalhar mentiras contra os oponentes.

Alguns acreditam que o condenado se livrará da inelegibilidade, decisão tomada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal.

Outros, do próprio PT, torcem para que Grass seja mantido fora da política por oito anos.

Quem mais torce por isso são os petistas que reivindicam o direito de disputar o Palácio do Buriti, como Rosilene Correia.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Anatel justifica fim da obrigatoriedade do uso do 0303

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) revogou a obrigatoriedade das empresas que fazem grande volume...

Mais Radar

Edison Lobão: Testemunho de cinco décadas da política brasileira

Edison Lobão lança Memórias e Testemunhos: Revelações Políticas dia 20/08 no Salão Negro do Congresso. Uma narrativa única que desvenda os bastidores dos Três Poderes, desde JK até Dilma, por um testemunho vivo da história brasileira.

BRB e Banco Master: uma aquisição estratégica para o Distrito Federal

Paulo Henrique Costa, presidente do BRB, defende a compra do Banco Master, que trará R$ 1,5 bi em lucros e fortalecerá o DF. Um marco para o BRB, que cresce e beneficia a população 

DF: Esquerda rachada entre o “cabrito novo” Grass e o “forasteiro” Cappelli

A disputa para liderar a esquerda no DF, segue sem consenso: Leandro Grass é visto como um "cabrito novo" e "oportunista", enquanto Ricardo Cappelli como "forasteiro fanfarrão". Sem unanimidade, a esquerda encontra dificuldades para escolher um nome ao Buriti.

Agosto Lilás: Sandro Avelar convoca sociedade contra feminicídio no DF

No Agosto Lilás, Sandro Avelar convoca a sociedade brasiliense a agir contra o feminicídio, crime que cresce no DF e ocorre, em sua maioria, dentro de casa. "Denunciar é proteger vidas e romper o ciclo da violência", diz ele.

Saiba como Caiado e Vilela conquistaram o Entorno, último reduto de Marconi

Ronaldo Caiado (União Brasil) e Daniel Vilela (MDB) conquistaram o Entorno, quebrando a hegemonia de Marconi Perillo, que por anos manteve a região abandonada para exercer controle político sobre uma população empobrecida.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político