O ASSUNTO É

Setor de Serviços recua 0,9% após três meses de alta

Publicado em

Segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada nesta sexta-feira (12), com recuo de 0,9%, a atividade do setor de serviços no Brasil se mostrou reduzida na passagem de janeiro para fevereiro de 2024.

O relatório do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que apenas as atividades de serviços prestados às famílias registraram variação positiva, de 0,4%. A queda se deu no setor de informação e comunicação (-1,5%) transportes (-0,9%) e outros serviços (-1,0%).

“É uma descontinuação dos ganhos anteriores. Como observamos, por exemplo, na atividade de profissionais, administrativos e complementares”, afirma o técnico do IBGE, De acordo com Luiz Almeida.

No acumulado do primeiro bimestre de 2024, o volume de serviços cresceu 3,3% frente ao mesmo período do ano passado, e fevereiro de 2024 ficou 2,5% acima de fevereiro de 2023. No acumulado nos últimos 12 meses ficou em 2,2%.

A queda de fevereiro se dá após três meses de alta, e o volume de serviços se manteve 11,6% acima do nível pré-pandemia.

Outro ponto informado pelo IBGE foi a queda do índice de atividades turísticas, que recuou 0,8% em fevereiro, na comparação com janeiro. Foi o segundo desempenho negativo seguido, com perda acumulada de 1,8%.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Emendas PIX: PF mira parlamentares do Maranhão, Bahia e Amapá

A Polícia Federal deve intensificar operações contra fraudes envolvendo as chamadas "emendas PIX", ou "emendas bate-volta", suspeitas de beneficiar parlamentares com repasses ágeis e baixa transparência.

Mais Radar

Governo prevê queda no combustível se petróleo mantiver cotação

Caso haja uma cotação estável no preço do petróleo, será possível...

Emprego no DF: 671 vagas e procura por mão de obra qualificada

O mercado de trabalho no DF está aquecido, com 671 vagas abertas e salários de até R$ 3,5 mil. Porém, a busca por mão de obra especializada virou um tormento, com setores como TI, saúde e construção enfrentando dificuldades para encontrar profissionais qualificados.

Preços de alimentos caem e prévia da inflação de junho fica em 0,26%

Os preços dos alimentos apresentaram queda em junho e ajudaram a...

Aposentados já podem consultar respostas das entidades nos Correios

Aposentados e pensionistas podem verificar as respostas das associações e sindicatos...

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,46%

Conforme o Boletim Focus, a previsão do mercado financeiro para o...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.