O ASSUNTO É

Lavanderias comunitárias poderão ser abertas com apoio federal

Publicado em

Termina na próxima quarta-feira (15) o prazo para os municípios, estados e o Distrito Federal apresentarem propostas para instalar e colocar em funcionamento lavanderias públicas de uso comunitário.

Ao financiar obras e equipamentos para lavanderias públicas, o MMulheres quer cidades e estados promovendo nesses locais atividades formativas nas temáticas de economia feminista e divisão sexual do trabalho, com a mobilização de mulheres e homens.

O propósito da atual iniciativa é diminuir o trabalho doméstico, em geral realizado pelas mulheres. O projeto, com o financiamento do Ministério das Mulheres, tem como objetivo provocar reflexão sobre o tema.

“Nós queremos conversar sobre a divisão do trabalho entre homens e mulheres”, diz Rosane da Silva, secretária nacional de Autonomia Econômica do Ministério das Mulheres.

Ela ainda destaca que “Assim, uma pessoa lava, outra faz a comida, outra organiza a casa, e aí todo mundo termina o trabalho no mesmo tempo e todo mundo vai poder ter o seu tempo livre para fazer o que quiser”.

As lavanderias funcionarão como as lojas privadas comuns, onde o cliente deixa a roupa para lavar e busca depois.

“A ideia é que deixem as roupas na lavanderia. Terá equipe para receber e cuidar dessas roupas. Depois as mulheres vão lá e vão pegar essa roupa limpa sem nenhum custo”, assinala a secretária”, explica a secretária.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

DF-140: uma colcha de retalho mal feita e insegura para pedestres

A travessia da DF-140 no Tororó expõe pedestres a risco de vida! A duplicação prioriza veículos, mas ignora a segurança de quem caminha. Além disso, a obra se tornou uma cocha de retalho que mistura asfalto novo com asfalto velho e uma ponte que liga o nada a lugar nenhum.

Mais Radar

Brasil recebeu mais de 6,65 milhões de turistas estrangeiros em 2024

O ano de 2024 foi o melhor da história para o...

Uso da assinatura digital Gov.br cresce 130% em um ano

De 2023 para 2024, o uso da assinatura digital Gov.br cresceu...

Queda do dólar e alta da Bolsa impulsionam mercados

A expectativa de moderação nas tarifas comerciais prometidas por Trump fez o dólar cair e o real brilhar. A bolsa brasileira subiu mais de 1%, superando 120 mil pontos, enquanto investidores globais reagiram com otimismo.

Portal do Simples Nacional recebe pedidos até 31 de janeiro

Contribuintes excluídos em 2024 podem solicitar retorno ao Simples Nacional até o fim de janeiro. Receita Federal oferece opções de regularização, como parcelamentos e transações, para reingresso no regime.

Regras de aposentadoria em 2025: veja e entenda as atualizações

Aposentadoria em 2025: novas idades mínimas e mudanças no sistema de pontos exigem atenção. Veja os requisitos atualizados para trabalhadores e professores e planeje seu futuro com base nas regras da Reforma da Previdência.

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação