O ASSUNTO É

TODOS CONTRA ROLLEMBERG: Reunião na casa de Izalci revela que o governo de Brasília é uma piada e que a população precisa de ajuda

Publicado em

“Não é governo paralelo”. Pelo menos foi isso que deputados federais, senadores e deputados distritais deixaram claro durante um café da manhã que ocorreu nesta manhã de terça-feira (31), na casa do deputado Izalci Lucas (PSDB-DF), no Lago Sul. Rollemberg tentou boicotar o encontro ao convocar deputados distritais para uma reunião no Buriti no mesmo horário. Se lascou!

barra-radar

letra-oboicote do governador Rodrigo Rollemberg para “melar” o café da manhã na casa do deputado Izalci Lucas, não surtiu nenhum efeito. Dois dos três senadores (Cristovam e Reguffe), sete dos oito deputados federais e um número significativo de deputados distritais, entre eles, o presidente da Câmara, Legislativa, Joe Valle, resolveram criar um Comitê Permanente de Avaliação Estratégia.

O comitê será formado por um senador,dois deputados federais e três deputados distritais com o objetivo de apresentar sugestões setoriais para ajudar a resolver os gargalos que o governo de Brasília não teve até agora a competência para resolvê-los.

O Distrito Federal que tem a característica de Estado/Município, onde fica os poderes constituídos da República e mantido pelo Fundo Constitucional para que máquina pública possa funcionar , no entanto, nos últimos dois anos, o DF está um caos econômico e administrativo sentido pelos seus mais 2 milhões de habitantes.

Uma piada

A falta de gestão é patente. Na opinião, por exemplo, do deputado Alberto Fraga (DEM), presente a reunião, “o governo Rollemberg é uma piada”. Fraga disse ainda que um governo que inaugura um batalhão de Polícia na Estrutural, sem efetivo algum e sem mobilha é um governo debochado. “É querer zombar da cara da população”.

Rosso diz que o governo Rollemberg tem jeito

Apesar de apostar todas as fichas em um governo bancarroto, dizendo que ainda “tem jeito”, o deputado Rogério Rosso (PSD), empregou a palavra “desprendimento” sem retaliações políticas entre GDF e o legislativo local e federal. “A população precisa apenas disso”, afirmou Rosso.

Arrogância

O deputado Larte Bessa (PR), que no ano passado travou um bate-boca com o governador e depois reiterou na tribuna da Câmara o chamando de “vagabundo, mentiroso, maconheiro e cagão”, destacou a importância da reunião e desmontou a tese de que a oposição está montando um governo paralelo.

“Desde o principio nós tentamos ajudar o governo. Izalci foi falar com ele e ele andou espalhando que nós queríamos cargos, e não era isso. Ele é um cara arrogante, revanchista e mentiroso”, disse Bessa.

Governo que não existe

A deputada Celina Leão (PPS) classificou a criação do comitê permanente para debater as graves questões que afligem a população do Distrito Federal como um grande gesto das bancadas representativas da população, tanto na Câmara Legislativa, como na Câmara Federal e no Senado. “A classe política não pode ficar de braços cruzados, assistindo Brasília sendo empurrada para o fundo do poço por causa de um governo que não existe”, disse ela.

Para o presidente da Câmara Legislativa, Joe Valle, a reunião revela que oposição e situação venceram as diferenças partidárias para debater os graves problemas da cidade, como a questão hídrica, a questão fundiária e a questão dos transportes públicos.

“Ficou muito claro o empenho dos senadores, dos deputados federais e dos deputados distritais no sentido de apresentar sugestões ao governo”, disse.

Regularização fundiária

O deputado Izalci Lucas explicou que o Comitê Permanente terá funções apenas consultivas e de aconselhamento, sendo que o governador Rodrigo Rollemberg terá plena liberdade para acatar ou não as sugestões apresentadas.

Temas como a crise hídrica, definição no PDOT e LUOS, recuperação dos recursos do Fundo Constitucional, solução para o custo dos Transportes e Regularização Fundiária do DF, serão de forma aprofundada debatidos pelo Comitê.

Ao Radar Izalci reforçou que a Medida Provisória 759/2016, assinada pelo presidente de República, Michel Temer, no final do ano passado, com o objetivo de promover a regularização fundiária no país, será uma das pautas prioritárias a ser debatida dentro do Comitê.

Ele afirmou que o prazo para apresentação de emendas da medida provisória termina no próximo dia 5. As sugestões recebidas pelos moradores de condomínios passaram pelo comitê permanente e em seguida serão apresentadas a Comissão Especial do Congresso que irá analisar a MP 759.

Parlamentares  Presentes: Fraga, Cristovam Buarque, Roney Nemer, Augusto Carvalho, Reguffe, Wasny de Roure, Celina Leão, Wellington Luiz, Rogério Rosso, Laerte Bessa, Fraga, Raimundo Ribeiro, Joe Vale, Cristiano Araújo, Roberio Negreiros e Ronaldo Fonseca.

VEJA VÍDEO DA  TV RADAR

[embedplusvideo height=”327″ width=”600″ editlink=”http://bit.ly/2jrHPWq” standard=”http://www.youtube.com/v/kOAy0enOUtk?fs=1″ vars=”ytid=kOAy0enOUtk&width=600&height=367&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep5539″ /]

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Câmeras podem reforçar segurança em passagens subterrâneas de Brasília

Projeto de lei do deputado Hermeto propõe instalar câmeras em passagens subterrâneas e passarelas de Brasília, com monitoramento em tempo real pela PMDF, para aumentar a segurança e inibir ações criminosas.

Mais Radar

Câmeras podem reforçar segurança em passagens subterrâneas de Brasília

Projeto de lei do deputado Hermeto propõe instalar câmeras em passagens subterrâneas e passarelas de Brasília, com monitoramento em tempo real pela PMDF, para aumentar a segurança e inibir ações criminosas.

58º Festival de Brasília: DF lotado pelo 27º troféu Câmara Legislativa

O 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro tem registrado lotação...

Fábio Félix denuncia masmorra que tortura dependentes químicos no DF

Distrital denuncia "masmorra" em clínica terapêutica no Lago Oeste pela prática de tortura, superlotação, cárcere privado sem ordem judicial. Durante uma visita de fiscalização, o parlamentar pediu a prisão em flagrantes dos responsáveis pela clínica.

Paulo Bilynskyj critica PEC 18 por centralizar poder na segurança pública

Deputado Paulo Bilynskyj critica PEC 18 na Câmara, alertando que a centralização do poder na União prejudica a segurança pública. Ele cobra revisão da proposta e mais diálogo, defendendo a descentralização para atender às realidades locais do Brasil.

Câmara do DF aprova 134 proposições em 2025, com destaque para PDLs

Câmara do DF aprova 134 proposições em 2025, com 73 PLs, 47 PDLs, 8 PLCs e 6 PRs. Destaque para aumento de PDLs e leis como regularização de puxadinhos, crédito justo e uniforme escolar gratuito, impactando a sociedade do DF.

Últimas do Radar