O ASSUNTO É

Setembro Verde: família é peça-chave para a doação de órgãos

Publicado em

O mês de setembro é marcado pela comemoração do Dia Nacional da Doação de Órgãos. Além de conscientizar sobre a importância dessa ação, a ideia busca incentivar que pessoas interessadas na doação voluntária conversem com as respectivas famílias sobre o tema.

Conforme a legislação vigente, os familiares são os únicos responsáveis pela decisão de doar ou não os órgãos do ente falecido.

Dados do Sistema Nacional de Transplantes (SNT) mostram que, em 2023, o Brasil atingiu o número recorde nesse setor, em comparação com os últimos 10 anos.

De janeiro a junho, familiares de mais de 1,9 mil doadores efetivos autorizaram o processo de doação de órgãos, permitindo a realização de 4,3 mil cirurgias – um aumento de 16% em relação ao ano passado.

Atualmente, cerca de 66,2 mil pessoas aguardam na lista de espera por um órgão no Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, trata-se de uma das maiores listas dos últimos 25 anos. No Distrito Federal, são 1.260 pessoas aguardando por uma doação voluntária.

A Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO) estima que praticamente metade das famílias entrevistadas pelas equipes de saúde rejeitaram doar os órgãos após a morte dos potenciais doadores.

“Isso configura um grave obstáculo ao nosso trabalho, especialmente entre aqueles procedimentos que não podem ser realizados com um doador vivo. Por este motivo, a gente pede que aquelas pessoas interessadas em doar possam manifestar essa vontade de maneira objetiva, racional e bastante consciente aos seus familiares”, explica Gabriella Ribeiro Christmann, diretora da Central Estadual de Transplantes do Distrito Federal (CET-DF).

A doação de órgãos não é recomendada entre pacientes diagnosticados com doenças infecciosas graves e tumores malignos. Isso ocorre para evitar que os receptores possam desenvolver as enfermidades e condições clínicas dos respectivos doadores.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Liberados R$ 49 milhões para pagamento de benefícios sociais

A Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal (Sedes-DF) liberou R$ 49 milhões para pagamento do Cartão Gás, DF Social e Prato Cheio. O...

Mais Radar

DF domina 80% das vagas no Concurso Nacional Unificado 2025

O DF lidera com 80% das 3.652 vagas do CNU 2025, atraindo servidores e iniciantes por salários altos, jornadas atrativas e chance de cargos definitivos. A disputa acirrada reflete a busca por estabilidade e melhores condições no serviço público

Governo lança consulta sobre fim da exigência de autoescola para CNH

Para modificar as regras de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação...

Produção de plástico reciclado no Brasil cresceu 8% em 2024

A produção nacional de plástico reciclado, tecnicamente chamado de resina plástica...

Programa de alimentação escolar brasileiro é referência

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) foca na Constituição Federal...

Câmara aprova MP que cria programa Agora Tem Especialistas

A Medida Provisória (MP) 1301/25, que cria o Programa Agora Tem...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.