O Ministério Público do Distrito Federal sediou nesta quarta-feira (27/9) a 8ª reunião ordinária do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Justiça do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), em que foram debatidas ações e políticas, visando ao fortalecimento e defesa do MP brasileiro.
Reggae da Jamaica Brasileira chega a Brasília dia 28 de outubro
O procurador-geral de Justiça do Pará, César Bechara Nader Mattar Júnior, presidente do CNPG, abriu oficialmente a reunião agradecendo pela recepção promovida pela administração superior do MPDFT e parabenizou o procurador-geral de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Georges Seigneur, que recebeu o Título de Cidadão Honorário de Brasília na Câmara Legislativa do DF.
A palavra seguiu com o anfitrião do evento, Georges Seigneur, que saudou a todos e agradeceu pela presença dos representantes dos diversos Ministérios Públicos brasileiros. O procurador-geral de Justiça destacou a importância do CNPG para o fortalecimento do MP brasileiro. “Esse colegiado é formado por pessoas que realmente se preocupam com o Ministério Público. Desde que tomei posse, vejo o quão desafiador é estar aqui, mas também é gratificante saber o quanto crescemos juntos”, diz.
Georges Seigneur falou, ainda, sobre a chegada de novos membros ao CNPG. “O acolhimento aos que chegam é uma forma de manter o CNPG como um órgão representativo democrático que permite que possamos lutar cada vez mais pelos interesses e aquilo que fazemos para que o verdadeiro MP cresça”, completou.
Dentre as pautas abordadas na reunião, foram incluídas a criação de um modelo nacional de identidade funcional do Ministério Público, proposto pelo conselheiro ngelo Fabiano Farias da Costa, presidente da Comissão de Prevenção da Autonomia do MP do CNMP; e a criação de um protocolo de atuação acerca da implantação, estruturação e parametrização dos Núcleos Permanentes de Incentivo à Autocomposição do MP, proposta pelo conselheiro Antônio Edílio Magalhães Teixeira, presidente do Comitê Permanente Nacional de Fomento à Atuação Resolutiva do MP do CNMP.
Fonte: MPDF