Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Celina diz que partidos que reelegeram Ibaneis estarão unidos em 2026

Publicado em

A vice-governadora Celina Leão (PP), disse na noite desta segunda-feira(14), que os partidos que ajudaram a reeleger o governador Ibaneis Rocha(MDB), em 2022, chegarão unidos em 2026 em torno de sua reeleição ao governo do Distrito Federal.

Embora afirmando que é muito cedo para falar de eleições 2026, a vice-governadora, que deve assumir a titularidade por nove meses, durante o ano eleitoral, já que o governador Ibaneis Rocha se descompatibilizará do cargo, para disputar a senatoria, acredita na construção plural de partidos a mesma que reelegeu o emedebista em 1º turno das eleições de 2022.

Celina descartou qualquer possibilidade de que haja no DF uma aliança com o PT, mesmo que o seu partido, o PP, e o MDB de Ibaneis Rocha, estejam unidos no campo nacional em apoio a uma provável reeleição de Lula, em 2026, a exemplo que ocorreu em 2010, quando foi eleito o petista Agnelo Queiroz tendo como vice o emedebista Tadeu Filippelli.

“Temos que levar em consideração a situação política de cada estado. O DF politicamente é de centro-direita e isso ficou muito claro nas duas últimas disputas pelo Buriti”, pontuou.

Quanto a aproximação que o governo Ibaneis, do qual ela é a vice tem feito com o governo Lula, Celina disse trata-se apenas de gestos institucionais.

“Nos respeitamos o governo federal, e queremos também respeito. Temos caminhado neste sentido. Ibaneis é um governante que defende a democracia, reconhece o governo Lula e sabe da importância do pacto federativo”.

Celina Leão também disse acreditar na sua maturidade política, angariada durante os seus dois mandatos de deputada distrital, um como deputada federal, agora como vice-governadora e presidente de um partido, o PP.

“Esperamos que em 2026 o nosso grupo político, que reelegeu Ibaneis, esteja unido novamente para podermos continuar o grande trabalho, proporcionado desde 2019, ao povo do DF”.

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

 

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 6,5 milhões

As seis dezenas do concurso 2.884 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 20h (horário...

Mais Radar

Escândalos e desgaste do governo Lula faz fechar a boca da oposição no DF

Enfraquecido por escândalos e sem lideranças fortes, o PT do DF perde voz, discurso e espaço político, enquanto o grupo de Ibaneis avança sem resistência rumo à sucessão em 2026.

Ibaneis e clã Bolsonaro formam aliança política para 2026 no DF

Ibaneis Rocha e Michelle Bolsonaro selam aliança para o Senado em 2026, com apoio do clã Bolsonaro. Encontro em Brasília fortalece MDB, PL e PP, visando eleger Celina Leão governadora e consolidar a direita no DF.

Política de juros de Galípolo leva PT a loucura que não pode o acusar de sabotador

PT, que acusava Campos Neto de “sabotar” o governo com juros altos, agora engole o choro com Gabriel Galípolo, indicado por Lula, que elevou a Selic a 15%, mantendo a política restritiva do BC.

Rollemberg dança que nem “pinto no lixo” a espera por vaga na Câmara

Rodrigo Rollemberg celebra diploma de deputado federal e dança como "pinto no lixo", mas posse pode atrasar até após recesso. A Câmara dos Deputados deve encaminhar a decisão do STF para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Quadrilhão do INSS na mira da CPMI: Damares quer bandidos na cadeia

Damares Alves consegue a instalação da CPMI do INSS para investigar fraudes bilionárias que lesaram aposentados. A senadora cobra justiça e denuncia a omissão do governo Lula diante do escândalo que atinge milhares de idosos.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político