Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Afago de Lula a Ibaneis tem significados que o petismo do DF não entende

Publicado em

O abre alas para que o presidente Luis Inácio Lula da Silva(PT), passasse e seguisse em direção ao governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha(MDB), durante o ato de assinatura do reajuste salarial de 18% parcelados às Forças de Segurança do DF, ocorrido sábado (22) no Palácio do Planalto, ganhou esta semana as mais diversas leituras dos bastidores políticos da capital federal.

Ficou evidente que o gesto de Lula estava muito além do simples ato solene que serviu para valorizar policiais militares, policiais civis e bombeiros militares, por meio de uma concessão salarial negada, ao longo dos anos pela União, principalmente pelo ex-Jair Bolsonaro.

Se o petismo do DF prefere não entender o pragmatismo de Lula, em relação ao governador Ibaneis, ao convidá-lo a sentar-se ao lado de autoridades do primeiro escalão do governo, para os políticos com visão mais ampla, o gesto do presidente da República contem muitos significados e sugere diferentes leituras.

A primeira delas tem muito a ver como sendo um pedido de desculpas pelo julgamento precipitado feito pelo presidente, ao culpar Ibaneis pelos atos de 8 de janeiro, cujas investigações da Polícia Federal e do MPF apontaram ao contrário, inocentando o governador.

Outra leitura é de que Ibaneis Rocha, é mais popular no DF do que o presidente Lula, conforme apontou o Instituto Paraná Pesquisa em maio desse ano.

A maioria dos cidadãos entrevistados aprovou a gestão Ibaneis, somando 63,6% dos entrevistados. Outros 32,2% desaprovaram o governo do emedebista.

No que diz respeito ao governo federal, a maioria (50,5%) desaprovou a gestão Lula. Outros 45,% aprovaram a administração petista.

Quanto à avaliação do governador, grande parte considerou as ações de Ibaneis como ótimas ou boas, somando 46,8%. No governo Lula, esse número foi de 31,9%.

Os dados revelam que a popularidade de Ibaneis estar lincada às centenas de entregas que vem fazendo deste o primeiro mandato até a presente data.

Por tanto é falso o alarde, como o clube dos derrotados gosta de disseminar, que Ibaneis é “bolsonarista” e que foi reeleito pela “extrema-direita” da capital federal.

Para início de conversa o emedebista teve como maior opositor da sua reeleição, o próprio presidente Jair Bolsonaro, ao tentar implodir a chapa majoritária, chegando a lançar outras candidaturas ao Buriti, embora sabendo que o seu partido, o PL, tivesse a deputada Flávia Arruda como candidata do governador ao Senado Federal.

Ela foi prejudicada pelo bolsonarismo a quem serviu como ministra.

Vale lembrar ainda, que não há qualquer registro da campanha de 2022, de que a deputada Bia Kicis, atual presidente do PL, tenha subido com outros candidatos bolsonaristas como Damares Alves (Republicanos), Alberto Fraga(PL) e Fred Linhares(Republicanos) no palanque de Ibaneis. Estes bolsonaristas ficaram em cima do muro.

As aproximações cada vez mais estreitas entre Lula e Ibaneis também é uma leitura de que 2026, seja muito diferente do que os opositores raivosos aos dois mandatários, pensam.

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

M-TECH 2026 abre inscrições para cursos gratuitos em tecnologia e empreendedorismo

Brasília avança na preparação de profissionais para as carreiras do futuro com o lançamento do...

Mais Radar

Vorcaro, Jaques Wagner, Mantega: rombo do Master chega ao gabinete de Lula

A notícia revelada pelo portal Metrópoles nesta segunda-feira (26) escancara, mais...

Roosevelt diz que marcha de Nikolas demonstra a força da direita no Brasil

Roosevelt Vilela analisa a marcha liderada por Nikolas Ferreira até Brasília e afirma que o ato simboliza o despertar da direita. Para o distrital a caminhada repercute no cenário político e reforça a força conservadora.

A marcha de Nikolas Ferreira: o grito que acorda o Brasil para 2026

A Marcha de Nikolas Ferreira incendiou o Brasil! 240 km de Paracatu a Brasília gritando liberdade e justiça. Superou o BBB nas trends, viralizou com milhões. Nikolas, aos 29, herdeiro de Bolsonaro, reacende a direita. 2026 já começou

Multidão com Nikolas chega a Brasília sob forte esquema de segurança

A marcha liderada por Nikolas Ferreira se aproxima de Brasília e deve reunir milhares neste domingo (25). O ato está marcado para a Praça do Cruzeiro, no Eixo Monumental, e promete grande mobilização política na capital. A Secretaria de Segurança deflagra plano para garantir a segurança da cidade e dos manifestantes.

Vitória da ABBP: Ibaneis regulamenta lei da “nova imprensa” do Distrito Federal

Com decreto publicado no DODF, Ibaneis Rocha regulamenta lei histórica e garante critérios para contratação de mídias comunitárias e digitais no DF e Entorno, fortalecendo o jornalismo local, gerando empregos e ampliando a democratização da comunicação.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político