Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Lula não tem saída: Terá que conviver com a fome insaciável do Centrão

Publicado em

O “Centrão”, formado por um consórcio de partidos, que reúne mais de 200 dos 513 deputados da Câmara Federal, aumenta a pressão sobre o governo Lula após a aprovação da Reforma Tributária, sendo ela a primeira vitória parcial do governo petista nos últimos seis meses no Poder.

O governo que empurrava com a barriga a exigência do Centrão, pela ocupação do Ministério do Turismo, teve que se render nesta quinta-feira(13), ao demitir definitivamente a ministra Daniela Carneiro, sendo substituída pelo deputado federal Celso Sabino (União Brasil-PA.

A agora, a ex-ministra e deputada federal mais votada no Rio de Janeiro, na última eleição, deve retomar o mandato na Câmara dos Deputados.

A pressão por cargos continuará em alta depois que os principais caciques do consórcio tomaram conhecimento do recado mandado pelo presidente Lula, por meio de uma “live” transmitida na terça-feira passada (11). Ele disse: “Não negocio com o centrão, mas com partidos”, disse.

A fala teria aumentado ainda mais a fome do centrão, já que os dois grandes projetos do governo, como o novo regime fiscal e o da reforma tributária, ainda não estão ao todo, votado e aprovado pelo Congresso.

Com a faca nos dentes, o Partido Progressista, do presidente da Câmara Arthur Lira (AL), exige agora a presidência da Caixa Econômica Federal, comandada atualmente por Rita Serrano.

A Caixa é a vitrine que comanda os grandes programas sociais de Lula como o Bolsa Família e o Minha Casa, Minha Vida.

O nome de Gilberto Occhi, ex-presidente a Caixa, ex-ministro das Cidades de Dilma Rousseff(PT), e ex-presidente da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap) do governo Ibaneis(MDB), já chegou ao governo Lula.

O PP também cresceu o olho e quer ainda o controle dos Correios e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco (Codevasf).

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Lei que amplia isenção do Imposto de Renda será sancionada pelo governo

Será sancionada pelo governo federal a lei que amplia a faixa de isenção do Imposto...

Mais Radar

Ibaneis fortalece Celina e consolida maior base partidária para 2026

Celina Leão herdará a poderosa base construída por Ibaneis, fortalecido pela confiança inédita entre governador e vice. Sustentada por partidos robustos, ela amplia diálogos para preservar a maior força política do DF.

Ronaldo Caiado se fortalece no vácuo deixado por Bolsonaro e Tarcísio

Caiado desponta como nova força da direita para 2026 e pode formar dupla com Michelle Bolsonaro, unindo conservadores, bolsonaristas e centro em uma chapa que ganha força no novo cenário político nacional.

BOMBA! Às 5horas da manhã, Bolsonaro é preso em casa no Jardim Botânico

Ministro Alexandre de Moraes manda prender o ex-presidente para esmagar vigília bolsonarista, convocada por Eduardo Bolsonaro em frente ao condomínio Solar de Brasília, onde cumpria prisão domiciliar. Agora o ex-presidente está preso na PF de Brasília.

Gustavo Aires: “MDB será decisivo na reeleição de Celina Leão em 2026”

Ao responder ao Radar DF, Aires afirma que o MDB será decisivo na reeleição de Celina Leão em 2026. Destaca ainda os quase 8 anos dos dois governos de Ibaneis Rocha bem avaliados pelo povo e que a solida união MDB-PP é um trunfo eleitoral para vencer a disputa pelo Buriti.

Eles afrontam a sociedade ao blindar criminosos que aterrorizam o DF

Deputados do DF votam contra a Lei Derrite e ignoram o avanço de facções como CV, PCC e Comboio do Cão no Distrito Federal. Ao rejeitarem o endurecimento das penas, Erika, Rollemberg e Veras viram as costas para a segurança da população.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político