Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Lula não tem saída: Terá que conviver com a fome insaciável do Centrão

Publicado em

O “Centrão”, formado por um consórcio de partidos, que reúne mais de 200 dos 513 deputados da Câmara Federal, aumenta a pressão sobre o governo Lula após a aprovação da Reforma Tributária, sendo ela a primeira vitória parcial do governo petista nos últimos seis meses no Poder.

O governo que empurrava com a barriga a exigência do Centrão, pela ocupação do Ministério do Turismo, teve que se render nesta quinta-feira(13), ao demitir definitivamente a ministra Daniela Carneiro, sendo substituída pelo deputado federal Celso Sabino (União Brasil-PA.

A agora, a ex-ministra e deputada federal mais votada no Rio de Janeiro, na última eleição, deve retomar o mandato na Câmara dos Deputados.

A pressão por cargos continuará em alta depois que os principais caciques do consórcio tomaram conhecimento do recado mandado pelo presidente Lula, por meio de uma “live” transmitida na terça-feira passada (11). Ele disse: “Não negocio com o centrão, mas com partidos”, disse.

A fala teria aumentado ainda mais a fome do centrão, já que os dois grandes projetos do governo, como o novo regime fiscal e o da reforma tributária, ainda não estão ao todo, votado e aprovado pelo Congresso.

Com a faca nos dentes, o Partido Progressista, do presidente da Câmara Arthur Lira (AL), exige agora a presidência da Caixa Econômica Federal, comandada atualmente por Rita Serrano.

A Caixa é a vitrine que comanda os grandes programas sociais de Lula como o Bolsa Família e o Minha Casa, Minha Vida.

O nome de Gilberto Occhi, ex-presidente a Caixa, ex-ministro das Cidades de Dilma Rousseff(PT), e ex-presidente da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap) do governo Ibaneis(MDB), já chegou ao governo Lula.

O PP também cresceu o olho e quer ainda o controle dos Correios e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco (Codevasf).

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

STF barra reestruturação da carreira GAPS no DF; Sindsaúde lamenta

Marli Rodrigues, presidente do Sindsaúde DF, reafirma determinação em lutar pela carreira GAPS, apesar da decisão contrária do STF. Em nota, o sindicato critica oposição interna que, por interesses diversos, trabalhou contra o projeto benéfico aos servidores da saúde.

Mais Radar

Escândalos e desgaste do governo Lula faz fechar a boca da oposição no DF

Enfraquecido por escândalos e sem lideranças fortes, o PT do DF perde voz, discurso e espaço político, enquanto o grupo de Ibaneis avança sem resistência rumo à sucessão em 2026.

Ibaneis e clã Bolsonaro formam aliança política para 2026 no DF

Ibaneis Rocha e Michelle Bolsonaro selam aliança para o Senado em 2026, com apoio do clã Bolsonaro. Encontro em Brasília fortalece MDB, PL e PP, visando eleger Celina Leão governadora e consolidar a direita no DF.

Política de juros de Galípolo leva PT a loucura que não pode o acusar de sabotador

PT, que acusava Campos Neto de “sabotar” o governo com juros altos, agora engole o choro com Gabriel Galípolo, indicado por Lula, que elevou a Selic a 15%, mantendo a política restritiva do BC.

Rollemberg dança que nem “pinto no lixo” a espera por vaga na Câmara

Rodrigo Rollemberg celebra diploma de deputado federal e dança como "pinto no lixo", mas posse pode atrasar até após recesso. A Câmara dos Deputados deve encaminhar a decisão do STF para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Quadrilhão do INSS na mira da CPMI: Damares quer bandidos na cadeia

Damares Alves consegue a instalação da CPMI do INSS para investigar fraudes bilionárias que lesaram aposentados. A senadora cobra justiça e denuncia a omissão do governo Lula diante do escândalo que atinge milhares de idosos.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político