O ASSUNTO É

Juros do cartão de crédito dispara para 455% ao ano, maior patamar desde 2017

Publicado em

Disparou para 455,1% ao ano em maio, a taxa média de juros cobrada pelos bancos nas operações com cartão de crédito rotativo. Os dados foram divulgados pelo Banco Central (BC), nesta quarta-feira (28).

O relatório mostra que, em abril, a taxa estava em 447,5% ao ano. O patamar alcançado em maio é o maior em mais de seis anos, desde março de 2017, quando a taxa era de 490%.

O cliente pode optar também pelo rotativo do cartão de crédito, que é uma linha pré-aprovada no cartão. Ela é acionada por quem não pode pagar o valor total da fatura na data de vencimento. Em caso de inadimplência, o banco deve parcelar o saldo ou oferecer outra forma de quitação da dívida em um prazo de 30 dias.

No entanto, especialistas alertam que o rotativo do cartão é a linha de crédito mais cara do mercado e deve ser evitada.

Em abril, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad disse que iria negociar com os bancos uma possível redução da taxa de juros. Até o momento, não houve avanços para essa pauta.

“O desenho do crédito do cartão rotativo está prejudicando muito a população de baixa renda. Uma boa parte do pessoal que está no Serasa hoje é por causa do cartão de crédito. As pessoas não conseguem sair do rotativo. É preciso encontrar um caminho negociado como fizemos com a redução do consignado dos aposentados”, disse Haddad.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Cappelli, o “paraquedista” salvador do DF, vira memes e ironias na internet

Cappelli, o "salvador" do DF, vira meme por promessas não cumpridas no Maranhão. Com Rollemberg, forma a dupla dos pesadelos dos brasilienses. A internet não perdoa: entre risadas e ironias, os memes escancaram a farsa do paraquedista

Mais Radar

741 vagas de emprego no DF: oportunidades para todos os perfis

As agências do trabalhador do Distrito Federal oferecem, nesta sexta-feira (11),...

Projeto ajuda pessoas de baixa renda a preencher IR em Brasília

Contribuintes com dificuldades para preencher a declaração do Imposto de Renda...

Projeto ajuda pessoas de baixa renda a preencher IR em Brasília

Os contribuintes de baixa renda de Brasília com dificuldades para preencher...

Receita Federal recebe 5,37 milhões de declarações do IRPF 2025

Receita Federal registra 5,37 milhões de declarações do IRPF 2025 nas primeiras semanas. Prazo vai até 30 de maio, e 46,2 milhões são esperados, alta de 7% ante 2024. Obrigatório para rendas acima de R$ 33.888.

Receita paga lote da malha fina do Imposto de Renda nesta segunda

Nesta segunda-feira (31), a Receita Federal pagará o lote da malha...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.