O ASSUNTO É

SindSaúde-DF ganha na justiça direito de defender trabalhadores da saúde

Publicado em

Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) decidiu em favor dos trabalhadores da Saúde que recebem a GTIT.

A decisão do Desembargador João Egmont Leôncio Lopes restaurou os direitos do Sindsaúde-DF, que não foi citado na ação inicial, e portanto não pode agir em favor dos funcionários da saúde do DF, que foram prejudicados com a decisão do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), que suspendeu a gratificação.

O Sindicato  dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Brasília (SindSaúde-DF) interpôs um agravo de instrumento com pedido de tutela de urgência contra uma decisão proferida na ação de conhecimento nº 0711212-87.2019.8.07.0018, que envolve o Distrito Federal e o Tribunal de Contas do Distrito Federal.

O SindSaúde/DF argumentou que a sentença proferida sem a sua inclusão no polo passivo era nula, conforme o Código de Processo Civil.

Além disso, ressaltou sua legitimidade para defender os interesses coletivos ou individuais da categoria, sem necessidade de autorização ou procuração dos substituídos.

Diante da controvérsia, o relator do agravo de instrumento deferiu o pedido de tutela de urgência para suspender a decisão contestada até o julgamento do mérito do recurso.

O relator considerou que a inclusão do sindicato no polo passivo da demanda era necessária, a fim de garantir o exercício do direito de defesa e evitar prejuízos aos representados pela entidade sindical.

A decisão do relator ainda precisa ser confirmada pelo tribunal competente.

O caso seguirá em tramitação, e as partes envolvidas terão a oportunidade de apresentar suas argumentações para o desfecho final.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Lula, a anistia e o casuísmo: apoio em 1988, crítica hoje

Por Everardo Gueiros: Lula, que em 1988 votou pela anistia a terroristas, guerrilheiros, sequestradores e assaltantes de bancos, agora se opõe à anistia aos manifestantes do 8 de janeiro — um contraste que expõe a mudança de discurso conforme a conveniência política.

Mais Radar

Caso Adriana Villela: Novo capítulo no julgamento do triplo homicídio em Brasília

Adriana Villela, acusada de matar os pais e uma empregada em 2009, teve sua condenação anulada. O juiz confirmou que as provas do caso seguem válidas, e a defesa tem 10 dias para se manifestar. O processo será reavaliado, e uma nova decisão está por vir.

Caso Hytalo Santos: um alerta sobre a exploração de menores e os limites da lei

A prisão do influenciador Hytalo Santos expõe um debate que ultrapassa a internet: o desafio jurídico, social e ético de proteger adolescentes diante da exploração digital e do choque entre fama, lucro e direitos garantidos pelo ECA.

Assista ao vivo, pelo Radar DF, o julgamento de Bolsonaro no STF

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) inicia nesta terça-feira (2) a partir das 9h, o julgamento da ação penal que envolve o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete de seus ex-auxiliares. Acompanhe por aqui em transmissão ao vivo pela TV Justiça:

Bolsonaro sai para exames médicos sob prisão domiciliar em Brasília

Ex-presidente Jair Bolsonaro deixou o condomínio onde mora, às 9h, para exames médicos no hospital DF Star no Lago Sul, sob prisão domiciliar. Autorizado pelo STF, Bolsonaro é monitorado por tornozeleira eletrônica.

Empresa de leilões é condenada por não entregar produto arrematado a cliente

O 1º Juizado Especial Cível e Criminal do Gama condenou uma...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.