O ASSUNTO É

DOIDO POR DINHEIRO: Rollemberg quer lotear um parque de 124 mil m² no Lago Sul a revelia da população

Publicado em

©2011 Joana Franca
©2011 Joana Franca

O local reservado há quatro anos para a construção do Parque Nelson Mandela foi apresentado como área de implantação de comércios e empresas , o que  pode dar um bom dinheiro aos cofres do governo

barra-radar

letra-as sequencias de audiências públicas realizada pelo governo nos mais diversos pontos do DF para debater a Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luos), tem um objetivo : o de realizar o rito exigido por lei e enviar em seguida o texto para a aprovação da Câmara Legislativa. Até aí tudo normal se grande parte da plateia não fosse desconhecida da região em discussão.

A observação foi feita por entidades representativas do Lago Sul durante o debate da Luos levada pelo governo a comunidade para definir de como será feita a ocupação do uso do solo do bairro residencial.

Em reunião do último dia 23 no Lago Sul, o governo conseguiu a chancela da platéia, com o voto contraio de uma minoria para transformar a área de 124 mil m² do Parque Nelson Mandela, próximo à QL 24 e à Ponte JK, , em área destinada a implantação de comércios e empresas. O parcelamento seria feito pela Terracap.

barrinhaNão é a primeira vez que o GDF cresce o olho para cima da área. Na gestão passada, segundo os moradores, o então governador Agnelo Queiroz (PT),   chegou a destinar a referida área para a construção de grande  shopping Center.  Já o governador Rollemberg  quer lotear a área para vender a empresas.

Apesar da reação de moradores, no entanto a proposta segue para a Câmara Legislativa inalterada, apesar de a equipe técnica da Secretaria de Gestão do Território e Habitação (Segeth) ter classificados os mapas sobre a área como um “equívoco” e prometendo fazer as correções.

A pouca presença popular nas audiências da lei do Uso e Ocupação do Solo do Distrito Federal tem favorecido ao GDF, aprovar a toque de caixa propostas de seus interesses com qualquer número de pessoas presentes as audiências públicas.

As pegadinhas contra o interesse popular estão por todo o texto da lei. No caso do Lago Sul, as entidades representativas prometem ir a luta junto aos deputados distritais para que seja retirado itens do projeto que não são de interesse da população do bairro.

redacao-radar

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Câmeras podem reforçar segurança em passagens subterrâneas de Brasília

Projeto de lei do deputado Hermeto propõe instalar câmeras em passagens subterrâneas e passarelas de Brasília, com monitoramento em tempo real pela PMDF, para aumentar a segurança e inibir ações criminosas.

Mais Radar

Tadeu Filippelli: A força discreta do MDB que molda a política brasiliense

Aos 76 anos, Tadeu Filippelli mantém sua marca na política do DF. Ex-deputado, ex-vice-governador e líder do MDB, segue como articulador influente, mostrando que seu poder vai além de mandatos e cargos formais.

Brasília corre unida: Maratona Monumental 2025 toma a Esplanada

Dias 22 e 23/11: Expo, Monumental Kids e provas de 5 km, 10 km, 21 km e 42 km na Esplanada

Saúde amplia rede de atendimento com contratação de mais 33 leitos de UTI

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) ampliou ainda mais...

Rota Atividade com Sandro Gianelli lidera audiência matinal no DF

Com linguagem direta e foco em notícias úteis, o programa 'Rota Atividade', com Sandro Gianelli, lidera a audiência matinal no DF, segundo o Ibope. Sucesso na Atividade FM, das 6h às 8h.

Ceilândia se reforça para a “Série D” com novos nomes no elenco

Ceilândia se reforça para a Série D com Tarta, Pepê, Dudu, Tcharlles e o retorno do ídolo Romarinho, maior artilheiro do clube na competição, visando fortalecer o elenco após vitória na estreia e manter o bom desempenho no Brasileiro.

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.