O ASSUNTO É

BOMBA, BOMBA, BOMBA! Advogados levantam suspeitas de favorecimento a candidatos à vaga de desembargador pela OAB-DF

Publicado em

quinto-2
Não há nenhuma confirmação oficial, mas a escolha de seis dos doze candidatos mais votados ao quinto constitucional da OAB-DF, para ocupar uma vaga de desembargador do TJDFT, ocorre no próximo dia 17. O problema são as inúmeras reclamações de advogados que levantam suspeitas de que pode haver favorecimento a  candidatos menos votados o que pode levar ao descrédito a categoria e a sua própria instituição.

barra-radar

advogado-fernandoletra-oadvogado Fernando Rodrigues Rocha, especialista em direito civil, processo civil e direito administrativo, não tem dúvida de que é preciso que a OAB-DF mude a forma de escolha da sua lista sêxtupla do quinto constitucional a ser enviada para o TJ.

Em sua avaliação, o pleito ocorrido na última segunda-feira foi “desorganizado, frustrante e inseguro”, e aponta ainda: “em certo momento, pediram para que baixássemos o nível de segurança e até aceitar scripts que comprometem a segurança da máquina (PC, celular, etc) e consequentemente nossas informações pessoais. Além do mais, utilizaram um modo fraco de acesso, que era o número do CNA e o número da OAB do advogado votante. Coisas que sabemos que a própria OAB tem acesso e que podem ser manipulados”, disse o advogado.

Fernando aponta que não houve transparência no processo de escolha dos 30 candidatos inscritos que disputaram a vaga do quinto constitucional e que certamente não haverá transparência na escolha pelo Conselho da OAB entre os doze candidatos que ocorrerá no próximo dia 17.

Ele disse que a OAB DF deveria se espelhar na OAB da Bahia que restabeleceu a consulta direta aos advogados para elaboração da lista sêxtupla, que antes era escolhida pelo Conselho Seccional.

“A bem da verdade, o pleito do Quinto Constitucional é inócuo. E não falo só dessa gestão, mas de todas as anteriores. Do que vale eu escolher 12 candidatos, para em seguida e sem critérios nenhum a OAB utilizar de política e indicar seus seis por meio do Conselho? Com que moral a OAB pode passar por cima da escolha dos advogados que representam a vontade da Instituição?”, questionou.

ponceO especialista na área trabalhista, previdenciário e civil, Phellip Alcântara Ponce tem a mesma opinião ao afirmar que, no processo de escolha estabelecido pela OAB, além de não respeitar a vontade dos advogados, não existem critérios e objetos claros, o que, para a categoria, coloca em dúvida a lisura do processo na escolha da lista sêxtupla do quinto constitucional.

Ponce apontou que o pleito corre o risco de ser anulado se for questionado por alguém na justiça. “É muito suspeito a OAB/DF não verificar o provedor e constatar que tinha problema na hora de acessar a página de votação. Se for provado que houve negligência por parte de quem deveria fiscalizar, o pleito é nulo na minha visão”, disse.

Ele disse que uma eleição direta em que os seis mais votados tivessem seus nomes enviados para o crivo do TJ, evitaria uma escolha de cunho político e refletiria a vontade da classe dos advogados. “Portanto, estaríamos melhor representados com uma pessoa que defenderia e respeitaria todas as nossas prerrogativas”, defendeu.

Por fim, Phellip Ponce lamenta o clima de desconfiança que se abateu sobre a classe dos advogados do DF. “Infelizmente a OAB está desacreditada. Muitos advogados não acreditam na representatividade da Ordem. Parece que não tem mais conteúdo. Antes, a Instituição visava aos interesses dos advogados, hoje, os que estão à frente visam aos seus próprios interesses”.

O Radar procurou o presidente da OAB, Juliano Costa Couto, mas ele não quis se manifestar sobre o assunto.

redacao-radar

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Edital abre credenciamento de papelarias do DF no Cartão Escolar 2026

Foi aberto pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) o edital de chamamento público para o credenciamento do programa Cartão Material Escolar. São aptas a participar...

Mais Radar

Edital abre credenciamento de papelarias do DF no Cartão Escolar 2026

Foi aberto pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) o edital de...

Projeto ‘Descobrindo Brasília e suas Regiões’ tem inscrições abertas para visitas guiadas

Estão abertas as inscrições para o projeto Descobrindo Brasília e suas...

Governo federal vai construir primeiro hospital inteligente do SUS

O governo federal vai construir o primeiro hospital público inteligente do...

Nota Legal: prazo para indicar créditos do IPTU ou IPVA vai até o dia 20

Se encerra no próximo dia 20 o prazo para indicação do Nota...

IPVA: prazo para contestação de valor é de 30 dias

Os valores e datas do pagamento do Imposto sobre Propriedade de...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.