Na última terça-feira (4), o presidente do Google Brasil, Fábio Coelho anunciou uma parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) para detectar incêndios florestais em estágio inicial.
Os alertas usam a ferramenta de inteligência artificial da plataforma, com imagens de satélite em tempo real. Dessa forma, é possível identificar os focos de fogo de forma precoce. A ferramenta exibirá previsões para 27 cidades brasileiras.
Os alertas emitidos em tempo real são exibidos no Google Maps e no painel de buscas. No caso do alerta de inundações, esse já está disponível desde o ano passado, em parceria do Serviço Geológico do Brasil (CPRM).
Em um comunicado, o Google explica que “é possível visualizar o Alerta SOS no topo dos resultados na Busca ao procurar um incidente no local. Ao pesquisar por ‘enchentes + nome de região’, por exemplo, você encontra alertas de inundação, as principais notícias sobre o tema, informações sobre as áreas afetadas, contatos e links de autoridades locais”.
Além disso, na Busca e no Google Maps, o Alerta de SOS é ativado para as regiões em estado crítico e destaca links de autoridades locais e nacionais.
No primeiro semestre de 2022, a empresa anunciou a expansão para outras 20 cidades e a implementação dos alertas de inundações em notificações para celulares Android.