O ASSUNTO É

Instituto Cerrados pretende criar Liga das Savanas em âmbito mundial

Publicado em

Com o intuito de criar a Liga das Savanas, o Instituto Cerrados e outras entidades que têm como pauta a defesa do bioma já trabalham no projeto. O grupo funcionará como um colegiado, o qual tem a intenção de receber adesão de representantes de vários países.

O fundador do instituto, Yuri Salmona ressalta que uma das prioridades do programa é a aproximação da China e de países da União Europeia, para que a liga estimule discussões sobre os critérios adotados na compra de produtos como a soja e o milho produzidos no Brasil.

“Todo mundo consome, seja carne, seja algum produto que tenha soja, e não se sabe se esse produto veio de uma área desmatada do Cerrado. Então, a gente precisa fortalecer essa rastreabilidade”, disse o pesquisador.

De acordo com Salmona, para fomentar debates nesse sentido, o instituto já tem se reunido com autoridades do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O projeto de criação da liga está em fase inicial e um dos primeiros passos foi a publicação do artigo que demonstra que, caso o ritmo da exploração agropecuária permaneça com os níveis atuais, o Cerrado pode perder 33,9% do fluxo dos rios até 2050.

A síntese da pesquisa, feita com o apoio do Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), foi divulgada na revista científica internacional Sustainability.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Mega-Sena: confira os números sorteados no concurso 2.932

Um apostador levou, sozinho, o prêmio de R$ 96 milhões sorteado neste sábado (25) pelo concurso 2.932 da Mega-Sena.  Os números sorteados foram: 04 -13...

Mais Radar

Mega-Sena: confira os números sorteados no concurso 2.932

Um apostador levou, sozinho, o prêmio de R$ 96 milhões sorteado...

Promotor propõe criação de agência nacional anti-máfia para frear atentados

O promotor Lincoln Gakiya e o procurador-geral Paulo Sérgio de Oliveira e Costa defenderam a criação de uma agência nacional anti-máfia e o endurecimento das leis para enfrentar o avanço do PCC e proteger autoridades e testemunhas.

Governo apresenta projeto que agrava pena para organizações criminosas

O projeto de lei chamado de Antifacção inclui agravar a pena...

Guia auxilia adolescentes a fazerem uso seguro da internet

O guia Internet com Responsa Só para Adolescentes: Proteção no Uso...

Governo prorroga prazo para georreferenciamento de imóveis rurais

O decreto que amplia em quatro anos o prazo limite para...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.