Devido à quantidade de normas a níveis federal, estadual, distrital e municipal, o sistema tributário do Brasil é considerado o mais complexo do mundo. Um levantamento do Banco Mundial mostrou que as empresas brasileiras gastam, em média, 1.500 horas de trabalho ao ano para cumprir com todas as obrigações deste setor.
Por isso, foi criado um sistema, utilizando Inteligência Artificial (IA) para otimizar o processo tributário e fiscal.
O sistema criptografa e salva os dados na nuvem, respeitando as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Durante o período mínimo de cinco anos, o cliente pode ter acesso às informações quando quiser.
O autor do projeto é o advogado tributarista Menndel Assunção Oliver Macedo. “Ao longo dos anos, fui percebendo que, muitas vezes, as autuações fiscais em uma empresa ocorriam por conta de informações lançadas de forma equivocada”, diz o jurista.
Segundo ele, ter uma IA capaz de identificar, organizar e analisar dados fiscais e tributários foi uma forma encontrada para auxiliar e evitar essas situações. E tudo isso, a IA faz em um curto período de tempo.
Com uma equipe convencional, o mesmo trabalho de monitoramento das notas fiscais, que demoraria em torno de 56 horas, a Tak consegue fazer a leitura completa em uma hora. Já a leitura dos Speds, é feita em 60 minutos, sendo que o processo normal leva em média cinco horas.