O ASSUNTO É

MEC altera datas de inscrição para Prouni, Fies e Sisu de 2023; confira calendários

Publicado em

Os editais dos três principais programas de acesso ao ensino superior: Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade Para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) foram atualizados pelo Ministério da Educação (MEC) nesta sexta-feira (27).

Os calendários divulgados em novembro de 2022 foram alterados. As inscrições variam entre 16 de fevereiro e 10 de março pelos sites dos programas.

Para o Sisu as inscrições vão de 16 a 24 de fevereiro e os resultados saem em 28 de fevereiro. O programa aprova estudantes para universidades públicas. O aluno pode mudar suas opções de curso quantas vezes quiser, ao longo do período de inscrição, tomando como base as notas de corte parciais divulgadas diariamente.

As vagas para cotistas variam com regras de instituição para instituição. As notas consideram o Enem de 2022. No caso do Prouni, as inscrições vão de 28 de fevereiro a 3 de março. Os resultados saem  entre 7 a 16 de março (1ª chamada) e 21 a 30 de março (2ª chamada).

Este distribui bolsas de estudo integral e parcial em instituições de ensino privadas. Para participar, é preciso ter renda familiar bruta mensal per capita de até três salários mínimos (R$ 3.636 por pessoa), além de se encaixar em critérios sociais.

Para o Prouni, é preciso ter notas do Enem 2021 e Enem 2022, bem como a do Fies. As inscrições vão de 7 a 10 de março e o resultado sai em 14 de março.

O Fies é um programa de financiamento que concede empréstimo a estudantes de baixa renda para estudar em universidades privadas. Depois de formados, os alunos devem devolver os valores ao agente financeiro, seguindo as regras do contrato. Para participar, o candidato precisa ter nota do Enem a partir de 2010. 

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Claustrofobia Inversa: Alexandre Patury alerta para novo desafio no DF

O Secretário Executivo de Segurança Pública do DF alerta sobre claustrofobia inversa na palestra do IPEDF. Inspirado em Adolescentes, o fenômeno reflete o isolamento juvenil e riscos à segurança do DF. "O silêncio dos jovens pode ser perigoso", diz ele ao Radar DF.

Mais Radar

Pré-selecionados no Fies 2025 devem completar cadastro hoje

Termina nesta sexta-feira (1º) o prazo para os pré-selecionados na chamada...

Prêmio Jovem Cientista recebe inscrições até dia 31

Interessados em participar do Prêmio Jovem Cientista podem se inscrever até...

MEC quer estender Pé-de-Meia a todos do ensino médio da rede pública

O governo estuda estender o programa Pé-de-Meia a todos estudantes do...

Fluminense encara Chelsea por vaga na final do Mundial de Clubes

O Fluminense encara o Chelsea (Inglaterra) na tarde desta terça-feira (8),...

Colégio Militar Dom Pedro II mobiliza alunos para doações a instituições do DF

Alunos do Colégio Militar Dom Pedro II arrecadam e entregam cestas básicas a instituições do DF, promovendo solidariedade e empatia na prática

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.