O ASSUNTO É

Consumidores vão poder pagar conta de luz via Pix daqui a 4 meses

Publicado em

De acordo com uma resolução aprovada na terça-feira (25), pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o pix poderá ser usado para pagar contas de luz em todas as unidades da federação.  

A medida descreve que as distribuidoras de energia devem disponibilizar o QR Code para pagamento via pix independentemente da solicitação do consumidor. Para se adaptar à nova regra, as concessionárias terão 120 dias.

Mesmo com a possibilidade de pagar a conta de energia via pix, o consumidor poderá optar também pelo pagamento de outras formas, como boleto bancário, débito em conta e cartão de crédito. Caso a distribuidora substitua a forma usual pelo pix, o cliente deve ser consultado antes.

A ideia de implantar o pix funcionará, apenas, como mais uma alternativa de pagamento ao consumidor. A Aneel não crê na redução da tarifa cobrada. Isso porque, a decisão sobre o valor cobrado aos usuários depende de diversos “componentes”.

“O pix veio para modernizar o sistema de pagamentos no Brasil e o Setor Elétrico não podia ficar de fora. Cabe à ANEEL exigir que todas as distribuidoras ofereçam essa opção, que tem as vantagens de ser instantânea e de facilitar a operacionalização por parte das empresas”, afirmou o Diretor relator do processo, Ricardo Tili.

A modalidade de pagamento pelo pix já está disponível para moradores do Distrito Federal. Os usuários podem efetuar o pagamento também via boleto bancário, dinheiro, débito automático, internet banking e pelo cartão de crédito, como já era permitido antes.

A Neoenergia lembra que, o pagamento por crédito pode ser parcelado em até 24 vezes. No entanto, são incididas taxas de juros, o que não acontece com o pagamento à vista.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Entenda a ampliação do Programa Minha Casa, Minha Vida

O Minha Casa, Minha Vida (MCMV) consolidou mais um passo para beneficiar a classe média. A partir do início de maio, os bancos começarão...

Mais Radar

Estações do Metrô-DF ganham novos painéis informativos

As estações do Metrô-DF agora contam com novos painéis eletrônicos que...

Lançado edital de licitação de mais de cem imóveis no DF

A Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) lançou o sexto...

Feriado terá linhas especiais e transporte público gratuito

Por causa dos eventos de Páscoa e do aniversário de Brasília,...

Prazo para indicar conta no Nota Legal acaba em maio

Os contemplados com prêmios no segundo sorteio de 2024 do Nota...

Abertas inscrições para 120 vagas de qualificação profissional no DF

Estão abertas as inscrições para 120 vagas do Projeto Labinclui, qualificação...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.