O ASSUNTO É

Mudança climática ameaça o Distrito Federal com incêndios e falta de água

Publicado em

Além da seca mais intensa, as mudanças climáticas colocam em risco o abastecimento de água no Distrito Federal. Esse aumento das temperaturas reflete também no aumento de doenças para os brasilienses.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ao longo dos últimos anos, houve elevação da temperatura média em todos os meses. A maior foi em outubro, com 1,5°C a mais em comparação até 2020.

O Instituto registrou uma tendência de redução no total anual da chuva, principalmente em janeiro e fevereiro, considerados os meses mais chuvosos da região.

A capital ainda está em crescimento com a presença de asfalto, aumento de veículos automotores e indústrias. Esses fatores locais também refletem para as mudanças do clima no DF. Mesmo com o aumento do período de estiagem, as mudanças climáticas impõem o risco de temporais e chuvas mais intensas.

Em 2022, o DF registrou o dia mais frio da história em 19 de maio, com 1,4°C no Gama. Foi a menor temperatura desde o começo das medições na década de 60.

O professor de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (UnB), Saulo Rodrigues Pereira Filho, ressalta que a mudança climática coloca em risco o desabastecimento de água no DF, por exemplo. A capital brasileira pode sofrer novas crises hídricas, em proporções iguais ou superiores à estiagem de 2017.

Para o também coordenador da Rede Clima, formada para analisar as mudanças climáticas, “nos últimos 50 anos, a temperatura média do DF subiu 2ºC. Segundo projeção de modelos climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), até 2050, haverá aumento de 2ºC. Serão 4ºC a mais no total”.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Cuspiu no prato: na política, a lealdade dura até o próximo banquete

Na política, a lealdade costuma ter prazo de validade. Damares Alves, se disse surpreendida com Daniel Radar ao abandonar o grupo que ela comanda e declarar apoio a José Roberto Arruda, seu novo aliado na corrida ao Buriti.

Mais Radar

GDF participa de audiência pública sobre regulamentação do Nota Legal Solidária

Com o objetivo de debater a regulamentação do Programa Nota Legal...

Projeto Nosso Natal 2025 tem edital lançado

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec-DF)...

GDF Saúde se aproxima dos cinco anos com 104 mil beneficiários

O GDF Saúde, lançado em 2020, consolidou-se como um marco na...

Cartilha com orientações sobre o direito à moradia é lançada no DF

A Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), por meio da Escola...

Liberados R$ 49 milhões para pagamento de benefícios sociais

A Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal (Sedes-DF) liberou R$...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.