O ASSUNTO É

Por falta de informações, centenas de empresas do DF sofrem para emitir notas fiscais

Publicado em

A falta de informações mais ampla, por parte da Secretaria de Fazenda do Distrito Federal, sobre mudanças no Sistema de Gerenciamento do Imposto Sobre Serviços – ISS, vem causando, desde o primeiro dia do ano, enormes prejuízos a centenas de empresas que não conseguem emitir notas fiscais, devido à instabilidade do sistema.

As informações sobre as mudanças, aconteceram de forma muito restrita, divulgas apenas no site da Sefaz e nos grupos de WhatsApp dos contadores que atuam no Distrito Federal.

Empresas que prestaram serviços e que tiveram que emitir notas fiscais após a data de 1º de novembro de 2022, estão penando, até agora, para emitir uma NF, por causa da instabilidade no sistema de emissão via online ou webservice (integração), utilizando CPF e senha ou certificado digital.

No site da Associação Comercial do Distrito Federal foi publicado uma nota de esclarecimento da Secretaria de Fazenda. Veja:

“Em vista da grande quantidade de consultas sobre impossibilidade de emissão de notas fiscais, damos a conhecer esclarecimento emitido pela nossa Conselheira Alessandra Neiva Amorim – proprietária da Controller Assessoria Contábil.

ESCLARECIMENTO:
No dia 06/12/2022, foi publicado o Decreto nº 43.982/2022 que instituiu o Sistema de Gestão, Fiscalização e Arrecadação do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISS.

A Secretaria de Fazenda implantou a partir de 01/01/2023 o Sistema de Gestão, Fiscalização e Arrecadação do Imposto Sobre Serviços – ISS, utilizando modelo próprio de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica – NFS-e (Padrão ABRASF) em substituição à Nota Fiscal Eletrônica – NF-e modelos 55 e 65.

No entanto, o sistema disponibilizado pela Secretaria de Fazenda do Distrito Federal, tem apresentado instabilidades e problemas no processamento do êxito da emissão das notas fiscais.

Houve diversas comunicações e reclamações dos contadores e contribuintes do Distrito Federal para a SEFAZ/DF-Secretaria de Fazenda do Distrito Federal e CRC/DF-Conselho Regional de Contabilidade do Distrito Federal para apresentarem solução aos problemas apresentados, que deverão ser reparados nas próximas horas”.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Capital-DF mantém viva esperança de virada no Mané Garrincha

Coruja candango enfrenta revés no Rio para o Botafogo, mas aposta na força da torcida brasiliense para reverter o placar no Mané Garrincha.

Mais Radar

Trabalhador pode trocar dívidas mais caras por consignado para CLT

Os trabalhadores com empréstimo consignado ou crédito direto ao consumidor (CDC)...

741 vagas de emprego no DF: oportunidades para todos os perfis

As agências do trabalhador do Distrito Federal oferecem, nesta sexta-feira (11),...

Projeto ajuda pessoas de baixa renda a preencher IR em Brasília

Contribuintes com dificuldades para preencher a declaração do Imposto de Renda...

Projeto ajuda pessoas de baixa renda a preencher IR em Brasília

Os contribuintes de baixa renda de Brasília com dificuldades para preencher...

Receita Federal recebe 5,37 milhões de declarações do IRPF 2025

Receita Federal registra 5,37 milhões de declarações do IRPF 2025 nas primeiras semanas. Prazo vai até 30 de maio, e 46,2 milhões são esperados, alta de 7% ante 2024. Obrigatório para rendas acima de R$ 33.888.

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.