O ASSUNTO É

Projeto de transporte público aquaviário no Lago Paranoá avança na CLDF

Publicado em

O Lago Paranoá pode ter um transporte público aquaviário. É o que propõe o Projeto de Lei (PL), aprovado na última semana pela Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana (CTMU), da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).

O documento foi apresentado em 2021 pelo deputado distrital Delmasso (Republicanos). A ideia é facilitar o transporte das pessoas que moram e trabalham próximo ao lago. O texto propõe a implantação de uma política pública de transporte aquaviário e coletivo.

Caso seja aprovada, a sugestão vai abrir oportunidade para que o Governo do Distrito Federal (GDF) crie o novo modal público. Isto é, de modo que possa contemplar também o transporte de mercadorias por barcos, navios ou balsas, bem como já ocorre em outras capitais do país.

Sobre o Projeto, o deputado relator Valdelino Barcelos (PP) entendeu que “por ser mais um meio de transporte, poderá ter tarifas mais atrativas para o dia a dia, gerando menos custos para os usuários e consequentemente, essa família possuirá uma renda maior mensal”.

O destino do documento agora é a Comissão de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo (CDESCTMAT). Nessa etapa, os responsáveis vão analisar o mérito. Além disso, é onde se faz a verificação de admissibilidade na Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF) e na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), antes de chegar ao Plenário.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Abertas inscrições para o projeto Enem Inclusivo e Especial 2025

Estudantes que possuem algum tipo de deficiência ou transtorno já podem se inscrever no projeto Enem Inclusivo e Especial. O programa é destinado aos...

Mais Radar

Abertas inscrições para o projeto Enem Inclusivo e Especial 2025

Estudantes que possuem algum tipo de deficiência ou transtorno já podem...

Regulamentada concessão para profissionais que atuam com explosivos e pirotecnia no DF

Foi publicada a Portaria nº 312/2025, que regulamenta a concessão da...

Central de Relacionamento 156 passará por manutenção no fim de semana

Entre as 18h desta sexta-feira (4) e a manhã de segunda...

STF barra reestruturação da carreira GAPS no DF; Sindsaúde lamenta

Marli Rodrigues, presidente do Sindsaúde DF, reafirma determinação em lutar pela carreira GAPS, apesar da decisão contrária do STF. Em nota, o sindicato critica oposição interna que, por interesses diversos, trabalhou contra o projeto benéfico aos servidores da saúde.

Brasília recebe etapa inédita do maior campeonato de skate street do mundo

Nos próximos dias 12 e 13, Brasília sedia a etapa inédita...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.