O ASSUNTO É

Mais de 55% da população do DF apresenta excesso de peso, diz pesquisa

Publicado em

O Distrito Federal apresenta um quadro preocupante em relação à prevenção da obesidade, que tem o dia celebrado nesta terça-feira (11).

A campanha é destinada a alertar a população sobre as doenças causadas pelo excesso de gordura no organismo. Especialistas reforçam que a má alimentação é a principal vilã desse tema.

A Sociedade Brasileira de Cardiologia pontua que a obesidade é um dos principais fatores de risco para diversas doenças não transmissíveis (DCNTs). Podem ser citadas como exemplos problemas cardiovasculares, hipertensão e acidente vascular cerebral (AVC), e ainda várias formas de câncer.

O último levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que 570 mil pessoas estão acima do peso no Distrito Federal. No Brasil, o excesso de peso atinge 96 milhões de pessoas, segundo o Ministério da Saúde.

“O acúmulo da gordura abdominal faz subir a pressão arterial e os níveis do colesterol conhecido como ruim, o LDL. Assim, a obesidade pode atrapalhar o ritmo do coração com o aparecimento de arritmia, levando, por exemplo, a um infarto agudo do miocárdio”, diz o médico Ernesto Osterne.

O cardiologista ainda explica que a má alimentação e o sedentarismo são fatores determinantes para a obesidade. “O acúmulo de gordura corporal ocorre pela baixa quantidade de calorias que são queimadas”, ressalta o também intervencionista do Instituto do Coração de Taguatinga (ICTCor).

“Esse cuidado proporciona efeitos em curto e médio prazo, como maior disposição no dia a dia, e principalmente para o futuro, atuando na prevenção de doenças”, diz o médico.

O doutor ainda reforça que criar hábitos saudáveis, educar e estimular as crianças para que optem por alimentos menos processados e pobres em gordura e açúcar são algumas maneiras de evitar o sobrepeso e a obesidade.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Reguffe e Arruda: o estranho namoro entre um moralista e um “ficha suja”

A política brasiliense volta a surpreender: Reguffe, ícone da moralidade, pode unir forças com Arruda, velho conhecido dos tribunais, numa aliança que mistura conveniência e contradição.

Mais Radar

Cartão do SUS será unificado com dados do CPF do usuário

A partir de agora, o novo Cartão Nacional de Saúde (CNS)...

Censo busca conhecer trabalhadores do SUS para melhorar atendimento

O Censo da Força de Trabalho em Saúde (CFTS) será implementado...

SUS vai ofertar novos tratamentos para endometriose

O Sistema Único de Saúde (SUS) vai oferecer duas novas opções...

Ministério abre adesão ao programa Agora Tem Especialistas

Hospitais, clínicas e empresas privadas ou filantrópicas que prestam serviços de...

Saúde anuncia 3 mil bolsas de residência e 500 vagas para especialista

No intuito de ampliar o número de médicos especialistas, o Ministério...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.