O ASSUNTO É

GREVE COMBINADA: Há suspeitas de que a paralisação no Detran foi para beneficiar o governo

Publicado em

detranAo cruzarem os braços por 24 horas nesta sexta-feira (30), os servidores do Detran-DF beneficiaram o governo e ferrou com quem deixou, para a última hora, para pagar o licenciamento de 2016.

linha

letra-milhares de pessoas terão que madrugar, a partir desta segunda-feira (03), em frente aos postos do Detran para pagar o licenciamento de 2016 ou para tentar pegar o documento devidamente pago mas que não chegou as mãos dos condutores de veículos.

A frota do DF está em torno de 1.654.249 veículos. Até o momento, somente 866.450 estão licenciados, em quanto 744.416 ainda não possuem o CRLV de 2016. Quem deixou para ir aos postos do Detran nos últimos cinco dias que faltavam para esgotar o prazo se deparou com um obstáculo no meio do caminho: a greve dos servidores.

A paralisação prejudicou milhares de pessoas que ficaram sem ter como receber o documento devidamente quitado e muitos deixaram de pagar a divida no último dia do prazo. Quem for pego sem o licenciamento, deste ano, terá o veículo apreendido e uma despesa extra de mais de R$ 500.

Para escapar das multas grande parte prefere deixar o carro recolhido na garagem e pegar a condução para enfrentar as filas nos postos do Detran nesta segunda-feira. Isto porque, mesmo que o proprietário tenha efetuado o pagamento do licenciamento 2016, mas que ainda não recebeu o documento, estará sujeito a multa de R$ 53,20, três pontos na Carteira e retenção do veículo.

O que chama a atenção para um comportamento combinado entre servidores do Detran e Rollemberg é que os postos não estão mais emitindo o licenciamento. A emissão só será feita através do Na Hora. Apenas 400 senhas serão disponibilizadas por ordem de chegada.

“Essa combinação propicia o aumento da arrecadação por veículos aprendidos e condutores multados. A população está refém de uma sórdida e nojenta indústria das multas”, disse ao Radar um proprietário de veículo que não conseguiu conseguiu quitar o debito nesta sexta-feira por causa da greve.

ATO ILEGAL
O deputado Wellington Luiz (PMDB) disse que o governo não pode multar ou recolher os veículos em que seus proprietários tenham pagado o licenciamento dentro do prazo estabelecido e, que, por culpa do Detran deixou de expedir o documento.

1ADEPWellington“Isso é um ato ilegal. A partir do momento que o cidadão cumpre com a sua obrigação com o Estado, o governo tem que cumpri com a sua parte para com o cidadão”, disse o deputado Wellington Luiz.

O parlamentar afirmou que o GDF não pode multar quem está devidamente quite com as suas obrigações tributárias, sob penas de está praticando danos morais e materiais ao prejudicado. Ele disse que irá provocar o Ministério Público para que tome uma posição de defesa aos condutores de veículos que tenham sido multados e que tiveram seus carros recolhidos por falta do licenciamento não expedido pelo Detran.

Da Redação Radar

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Brasilienses e turistas aproveitam a sexta-feira santa no turismo

Famílias, turistas e moradores da capital aproveitaram o feriado prolongado para curtir os espaços ao ar livre da cidade. Centenas de pessoas escolheram a Sexta-feira...

Mais Radar

Ações educativas no Dia Mundial de Conscientização do Autismo

O objetivo é sensibilizar a população sobre a importância da inclusão e da segurança no trânsito, com foco especial nas necessidades de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias.

Celina Leão prestigia a ABBP e sai em defesa da “imprensa livre”

Durante a posse da nova diretoria da ABBP, a vice-governadora Celina Leão destacou a relevância da imprensa digital para a democracia e enalteceu a trajetória do jornalista Toni Duarte, que assume a presidência da entidade.

Editorial da Folha critica “canetada” de Moraes contra governador Ibaneis

O editorial da Folha de S.Paulo critica a decisão do STF que afastou Ibaneis Rocha, destacando a falta de provas e a intromissão indevida no Executivo. Questiona a necessidade de maior rigor em medidas excepcionais.

GDF investe na modernização das infraestruturas esportivas

Com foco na reforma de estádios e na ampliação dos sistemas...

Grande show de Carlos Pial agita o Clube do Choro neste sábado (23)

Carlos Pial celebra 30 anos de carreira com "Percurso", show que exalta sua musicalidade única, misturando ritmos e influências maranhenses em um espetáculo interativo repleto de composições marcantes e performances inesquecíveis.

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.