O ASSUNTO É

Marli defende criação do programa “Dentistas nas Escolas”

Publicado em

O Brasil já foi conhecido como o país dos banguelas. Será que o ainda é? Sim, ainda temos muita gente banguela, pelo menos 16 milhões de pessoas vivem sem nenhum dente na boca e 39 milhões de brasileiros usam prótese dentária.

Uma triste realidade que Marli Rodrigues, candidata a deputada federal (MDB) e presidente licenciada do SindSaúde, pretende mudar, começando aqui pelo Distrito Federal.

Marli da Saúde, como é conhecida no meio em que atua, defende a criação do programa Dentistas nas Escolas.

O projeto prevê a instalação de um consultório odontológico em cada uma das 700 escolas públicas do DF.

“A saúde começa pela boca. Quando a saúde bucal está deficiente, todo o nosso corpo fica mais vulnerável e aberto a doenças que nem imaginamos que possam ser causadas pela cárie, como infecção nos rins, artrite, coração e até embolia pulmonar”, afirma Marli.

A candidata defende que para a realização do projeto é preciso fazer um convênio entre a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Educação.

“Antes de mais nada é preciso que a Saúde e a Educação estejam alinhadas nesse projeto. Temos de conhecer a realidade de cada escola, principalmente na área rural, local onde se tem mais dificuldade de acesso à saúde pública”, confirma.

Marli afirma que caso seja eleita, destinará emendas públicas como deputada federal para que o projeto vire realidade.

De acordo com a candidata, mais de três mil cirurgiões-dentistas passaram no último concurso da Secretaria de Saúde do DF e esperam ser nomeados.

“Gente, mão de obra qualificada a gente tem para atender a esses alunos.

De um lado a gente tem centenas de dentistas que esperam a sua nomeação na Saúde e do outro a gente tem milhares de crianças e adolescentes que necessitam de atendimento odontológico. O que falta agora é colocar um de frente para o outro para que esses alunos tenham a chance de ter uma saúde bucal preventiva”.

Atualmente, o DF tem quase 500 mil alunos matriculados nas escolas públicas.

Se depender do projeto da candidata, a saúde bucal preventiva e de promoção desses alunos estará em dia, um compromisso defendido por Marli da Saúde.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Governo lança nova versão do portal ComunicaBR

Uma nova versão do portal ComunicaBR foi lançada pela Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República. A plataforma disponibiliza acesso a informações sobre...

Mais Radar

00:00:34

Davi Alcolumbre solta o rebolado no brega amapaense e viraliza!

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, voltou às raízes no Amapá...

DF: Orçamento 2026 tem R$ 74,4 bilhões e atuação firme de Eduardo Pedrosa

A aprovação da LOA 2026, com orçamento de R$ 74,4 bilhões, reforçou a liderança de Eduardo Pedrosa nas definições fiscais do DF. Sua atuação assegurou diálogo amplo, inclusão de emendas e equilíbrio no uso dos recursos públicos para o próximo ano.

CLDF aprova reajuste de gratificação de professores e orientadores

A Câmara Legislativa aprovou, nesta terça-feira (9), o Projeto de Lei...

CPMI do INSS rejeita convocação do filho de Lula e Jorge Messias

O embate na CPMI do INSS se intensifica após a rejeição das convocações de Lulinha e Jorge Messias. Governo fala em denúncias sem provas, enquanto a oposição acusa blindagem e questiona a postura dos parlamentares.

Mostra Aquilombadas na CLDF celebra memória negra e força das mulheres

Deputada Jane Klébia destaca a força das mulheres negras na mostra “Aquilombadas”, ressaltando a urgência de combater o racismo estrutural e promover igualdade. Sua atuação reforça a valorização da arte, da memória e da resistência afrodescendente.

Últimas do Radar