A principal bandeira da candidata a deputada federal, Marli (MDB), é o investimento na saúde pública.
A presidente licenciada do SindSaúde afirma que caso seja eleita deputada federal, irá destinar recursos públicos para ajudar a colocar em pé os três hospitais que o governador e candidato à reeleição, Ibaneis Rocha (MDB), anunciou que serão construídos caso vença a disputa nas urnas. As cidades favorecidas serão Guará, São Sebastião e Riacho Fundo.
“Quem me conhece, quem acompanha a minha luta, sabe o quanto eu defendo o atendimento médico à população que não tem condições de pagar um plano de saúde. Por isso é importante fortalecer o SUS e expandir a rede de saúde pública em todas as 33 regiões administrativas do DF”, disse.
Levando em conta apenas a população de cada uma das três cidades que irá receber o novo hospital, aproximadamente 300 mil moradores serão beneficiados.
A expectativa é que sejam necessárias dez mil vagas de trabalho para atender a demanda das unidades.
“Esses novos hospitais vêm para somar um trabalho que o nosso governador já executa. Pegar um DF sucateado dos governos anteriores, com pandemia e ainda inaugurar unidades de atendimento e contratar novos servidores e trabalhadores para a saúde, não é para qualquer gestor”, conclui Marli.
Durante os quatro anos de governo, Ibaneis inaugurou sete Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e dez Unidades Básicas de Saúde (UBSs), todas contando com profissionais da saúde.
Há de se lembrar ainda que o governo investiu três bilhões de reais na saúde durante a pandemia da Covid, com a contratação de mais de 18 mil profissionais da saúde entre efetivos e temporários.