Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Não tem jeito: Povo do DF quer Ibaneis governador já no 1º turno

Publicado em

O resultado da pesquisa realizada pelo Ipec, ex- IBOP da rede Globo, divulgado ontem (30), enterra de vez o sonho dos candidatos, ao Buriti, como Leila do Vôlei(PDT), Paulo Octávio(PSD), Leandro Grass(PV/PT/PCdoB) e Izalci Lucas (PSDB). Keka Bagno do Psol, nem se fala.

Faltando 32 dias para a realização do pleito eleitoral do dia 2 de outubro, Ibaneis segue voando alto.

Se as eleições fossem hoje, o governador se reelegeria com 54% dos votos válidos.

Os candidatos que conseguem aparecer com mais de dois por cento percentuais nas pesquisas, realizadas até a presente data, não conseguem quebrar a barreira do primeiro dígito, mesmo com a campanha no rádio e na TV, somados ainda, com os debates na televisão.

O candidato sub judice Paulo Octávio(PSD), e Leila do Vôlei(PDT) acreditavam, por exemplo, que com as suas aparições no horário eleitoral pudessem melhorar o desempenho junto ao eleitorado brasiliense.

Mas não foi isso que aconteceu. Os dois estão definhando após os debates onde os candidatos tem a chance de apresentar propostas.

No caso de Leila, a senadora elegeu a expansão do metrô, até o final de Samambaia, como se fosse a sua única coisa a fazer a frente do governo, caso se eleja governadora.

Paulo Octávio repete o tempo todo que quer resgatar o legado de Juscelino Kubitschek, fundador de Brasília, como se a população estivesse interessada na história do laços de família que lhe pertence. PO é casado com a neta do ex-presidente.

Na pesquisa Ipec/Globo Leila e Paulo Octávio aparecem com 9% e não saem disso.

Já o candidato Leandro Grass, que usa o discurso chulo e odioso, o tempo todo, apareceu com 7% na pesquisa divulgada ontem.

Ele não cresceu como acreditavam os analistas políticos após a desistência de Rafael Parente(PSB) da corrida pelo Buriti.

O bom momento de Ibaneis Rocha implode o sonho dos candidatos que gostariam de chegar lá por acreditarem que o povo do DF não gosta de reeleger governadores.

Deveriam acreditar que o povo não reelege governadores, desde que sejam ruins, é claro.

Foi assim, por exemplo, com Agnelo(PT) se repetindo com Rodrigo Rollemberg(PSB).

Hoje é diferente.

A história construída por Ibaneis Rocha a frente do Buriti, mostra que na eleição de 2022, segundo todos os levantamentos realizados, pelos mais variados institutos de pesquisa, o tabu será quebrado.

Assim como Roriz, há um forte indicativo que Ibaneis será reeleito.

A tendência de estabilidade das intenções de voto em Ibaneis apontam para a sua vitória por alcançar 54% válidos se as eleições fosse hoje.

Segundo a avaliação de especialistas, consultados pelo RadarDF, não há fatores que possam influenciar o resultado eleitoral nesta reta final de 32 dias que faltam para o pleito.

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências e comportamento social e reconhecido nos meios jornalísticos e políticos da capital federal. Siga o #RadarDF

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Abertas inscrições para o projeto Enem Inclusivo e Especial 2025

Estudantes que possuem algum tipo de deficiência ou transtorno já podem se inscrever no projeto...

Mais Radar

Escândalos e desgaste do governo Lula faz fechar a boca da oposição no DF

Enfraquecido por escândalos e sem lideranças fortes, o PT do DF perde voz, discurso e espaço político, enquanto o grupo de Ibaneis avança sem resistência rumo à sucessão em 2026.

Ibaneis e clã Bolsonaro formam aliança política para 2026 no DF

Ibaneis Rocha e Michelle Bolsonaro selam aliança para o Senado em 2026, com apoio do clã Bolsonaro. Encontro em Brasília fortalece MDB, PL e PP, visando eleger Celina Leão governadora e consolidar a direita no DF.

Política de juros de Galípolo leva PT a loucura que não pode o acusar de sabotador

PT, que acusava Campos Neto de “sabotar” o governo com juros altos, agora engole o choro com Gabriel Galípolo, indicado por Lula, que elevou a Selic a 15%, mantendo a política restritiva do BC.

Rollemberg dança que nem “pinto no lixo” a espera por vaga na Câmara

Rodrigo Rollemberg celebra diploma de deputado federal e dança como "pinto no lixo", mas posse pode atrasar até após recesso. A Câmara dos Deputados deve encaminhar a decisão do STF para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Quadrilhão do INSS na mira da CPMI: Damares quer bandidos na cadeia

Damares Alves consegue a instalação da CPMI do INSS para investigar fraudes bilionárias que lesaram aposentados. A senadora cobra justiça e denuncia a omissão do governo Lula diante do escândalo que atinge milhares de idosos.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político