O ASSUNTO É

Estudantes de GO criam satélites para monitorar lavouras e incêndios

Publicado em

Alunos do colégio do Serviço Social da Indústria (Sesi) Campinas, localizado na capital goiana foram aprovados para a próxima etapa da 1ª Olimpíada Brasileira de Satélites.

Eles terão os trabalhos lançados no espaço pela primeira vez, no dia 17 de setembro, durante a etapa regional da competição, em Goiás. Os adolescentes são do ensino fundamental e médio, e estão divididos em cinco equipes.

Os minissatélites podem monitorar incêndios urbanos, queimadas florestais, evolução de lavouras de soja, ameaças à integridade de terras indígenas e quilombolas, e também de gerar internet para povoados distantes.

O projeto conta com o auxílio do professor Leandro Hall e tem apoio de programadores e de engenheiros mecatrônicos.

Os testes finais são feitos na sala de robótica do Sesi Campinas e tem acompanhamento de amigos e especialistas. Balões meteorológicos ou estratroféricos vão levar os equipamentos a uma altura de até 22 km.

A equipe goiana ficou entre as primeiras colocadas, dentre as 352 inscrições de todo o país. Agora, aguardam a próxima etapa.

A final nacional acontece em novembro, e os vencedores participarão de um novo lançamento orbital. Os equipamentos podem ser levados a uma altura de até 35 km.

A olímpiada foi criada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e é organizada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB).

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP) também são parceiros do projeto.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Brasília será sede do IX Encontro das Cidades Criativas da Unesco

De 25 a 28 de novembro, Brasília sediará o IX Encontro da Rede Brasileira de Cidades Criativas da Unesco (IX Ecriativa), com o tema...

Mais Radar

Hemocentro de Goiás faz apelo e alerta para estoques críticos de sangue

Hemocentro de Goiás alerta para estoques críticos dos tipos A-, B-, AB-, O-, B+ e AB+. A instituição convoca doadores, especialmente de tipos negativos, para garantir o atendimento de mais de 200 unidades de saúde do estado.

Goiás inicia entrega benefícios sociais a famílias em áreas de risco

Para minimizar os impactos das chuvas previstas para os próximos meses,...

Marconi Perillo no rolo: escândalo de R$ 83,6 mi no Jockey Club de São Paulo

Marconi Perillo, pré-candidato ao governo de GO, é ligado a escândalo de R$ 83,6 mi no Jockey Club de SP. Verbas públicas para restauro teriam ido para empresas goianas com laços familiares. Ele nega, mas auditoria pode abalar sua pré-candidatura

Goiás: Caiado sanciona lei que valoriza professores alfabetizadores

Lei sancionada por Ronaldo Caiado destina 50% do Prêmio Leia aos professores do 1º e 2º ano do ensino fundamental. A medida valoriza o magistério e reforça o compromisso de Goiás com a alfabetização na idade certa.

Goiás: Caiado destaca força do esporte na Copa Construindo Campeões

O governador Ronaldo Caiado destacou neste sábado (04/10), em Goiânia, a...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.