O ASSUNTO É

TSE decide intensificar combate à violência de gênero nas redes sociais

Publicado em

Candidatas e políticas já eleitas têm denunciado à polícia em diversos estados casos de perseguições, injúrias e ameaças nas redes sociais.

Diante disso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu intensificar o combate à violência de gênero cometida nas redes sociais durante o período eleitoral deste ano.

Oito casos desse tipo levaram o Tribunal a criar um grupo de trabalho para propor medidas contra a violência de gênero. O projeto foi iniciado em junho.

Diante dos dados, o TSE está formatando com as plataformas digitais as ferramentas necessárias para combater a violência virtual.

Com o objetivo de intensificar o combate a esse tipo de agressão, será desenvolvida uma ferramenta para denunciar casos de violência de gênero nas redes sociais.

A ideia é tratar esse tipo de conteúdo com o mesmo rigor dado às fake news, com previsão de investigação sobre os autores e retirada de conteúdo do ar.

Técnicos também estão garantindo que, a partir de um programa específico, as postagens possam continuar na rede para que o conteúdo possa embasar as investigações.

A empresa Meta, que controla Facebook, WhatsApp e Instagram lançou no mês passado um guia sobre esse tipo de ataque a mulheres, com apoio do TSE.

O guia, que também conta com a organização Women’s Democracy Network (WDN), servirá para que mulheres possam se conectar e se expressar com segurança nas redes sociais.

Dentre as ações que podem ser consideradas agressões, está a distribuição de imagens íntimas sem consentimento, assédio, discurso de ódio e outras ameaças, segundo o TSE.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Entenda a ampliação do Programa Minha Casa, Minha Vida

O Minha Casa, Minha Vida (MCMV) consolidou mais um passo para beneficiar a classe média. A partir do início de maio, os bancos começarão...

Mais Radar

CLDF debate nomear estação de metrô como Anna Nery

Audiência pública na CLDF discute renomear estação 108 Sul como “Estação Enfermeira Anna Nery”, homenageando a patrona da Enfermagem. Proposta de Dayse Amarilio, evento ocorre dia 14/4, às 10h, com participação popular

Deputado Roosevelt homenageia 217 anos dos Fuzileiros Navais

Durante a cerimônia, foram entregues moções de louvor, reconhecendo o papel essencial da corporação.

Desembargador Belinati exalta trajetória política de José Sarney

Roberval Belinati exalta a trajetória de José Sarney na solenidade que concedeu o título de Cidadão Honorário de Brasília, destacando seu papel na Constituição de 1988 e na redemocratização do Brasil, em evento da CLDF

Cleber Monteiro é sabatinado para direção do Iges-DF

Indicado pelo Governo do Distrito Federal (GDF), Monteiro assume a posição após a saída de Juracy Cavalcante Lacerda, que foi nomeado para liderar a Secretaria de Saúde (SES/DF).

Damares apoia proposta de Marli Rodrigues sobre inclusão de pets no IR

Senadora Damares Alves acolhe proposta da presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues, para inclusão de gastos com pets no Imposto de Renda

Últimas do Radar