O ASSUNTO É

Justiça volta a permitir reintegração de posse do Aeródromo Botelho

Publicado em

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) voltou a permitir a reintegração de posse, pela Terracap, do Aeródromo Botelho, em São Sebastião, no Distrito Federal.

Na segunda-feira (4), a Justiça tinha determinado a reintegração de posse do espaço até quinta-feira (7). No dia, os donos de hangares no local conseguiram nova decisão para suspender a medida.

De acordo com a determinação do STJ, a estatal pode voltar a tomar posse do espaço. A Terracap não informou se pretende iniciar a remoção das construções imediatamente.

Na decisão que voltou a permitir a reintegração de posse, o ministro Humberto Martins argumentou que que “o ente público concedente possui o título de propriedade e, de consequência, deve ser reintegrado na posse do imóvel”.

De acordo com o ministro, “a grave lesão à ordem pública está configurada, eis que ficou demonstrado relevante dano urbanístico e grande tumulto administrativo”.

A área em São Sebastião possui 81 hectares, três vezes maior do que o Parque Olhos d’ Água, é utilizada para voos não comerciais e dispõe de equipamentos de aviação de pequeno porte.

Em média, a pista, de 1,6 mil m² de comprimento e 23 m² de largura, recebe 550 pousos e decolagens por mês. Os hangares abrigam mais de 200 aeronaves.

Em junho, a 4ª Vara da Fazenda Pública do Distrito Federal, reconheceu o direito de posse da Terracap e determinou a reintegração de posse, sem pagamento de valores.

Outra opção oferecida pela estatal aos ocupantes foi a assinatura de um Termo de Autorização de Uso a Título Precário e Oneroso.

Projeto prevê a cobrança de R$ 4,54 por metro quadrado de cada hangar ocupado, para regularizar a permanência na área.

A norma prevê o pagamento do valor de forma retroativa, a partir de setembro de 2019. O montante poderia ser pago em até 60 meses.

Porém, o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) decidiu suspender esse pagamento, para que possa analisar se o valor estipulado pela Terracap é o mais adequado.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Segurança: Governador Ronaldo Caiado promove 229 policiais em Goiás

Caiado promove 229 policiais penais em Goiás, reconhecendo antiguidade e merecimento. Decreto publicado no Diário Oficial reforça valorização dos servidores, contribuindo para a melhor segurança pública do Brasil. #Goiás #Segurança

Mais Radar

Bolsonaro sai para exames médicos sob prisão domiciliar em Brasília

Ex-presidente Jair Bolsonaro deixou o condomínio onde mora, às 9h, para exames médicos no hospital DF Star no Lago Sul, sob prisão domiciliar. Autorizado pelo STF, Bolsonaro é monitorado por tornozeleira eletrônica.

Empresa de leilões é condenada por não entregar produto arrematado a cliente

O 1º Juizado Especial Cível e Criminal do Gama condenou uma...

Assassino frio e calculista de Ceilândia é condenado a 23 anos de prisão

O Tribunal do Júri de Ceilândia, no Distrito Federal, proferiu, na última quinta-feira (3), uma sentença que reforça a luta contra a impunidade em crimes violentos.

Bandidos são condenados por fraudes e lavagem de dinheiro no DF

Condenação na Operação Testa de Ferro: 9 criminosos presos por fraudes bancárias e lavagem de dinheiro. Algemados, deixaram o fórum da 1ª Vara Criminal e do Tribunal do Júri de Águas Claras com penas de até 56 anos.

Mulher é condenada por homofobia e ameaça com faca em Brasília

Mulher é condenada a pagar R$ 3,6 mil por danos morais em Brasília após ofensas homofóbicas e ameaça com faca a vizinho. Agressões, incluindo jogar água com resíduos, foram comprovadas por depoimentos e registros policiais. Justiça prevaleceu!

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.