Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Racha entre Izalci e os Belmontes pode levar Reguffe desistir do Buriti

Publicado em

O senador José Antonio Reguffe (União Brasil), deve se pronunciar nos próximos dias sobre o seu destino político para estas eleições de outubro.

O político deve optar pelo projeto de reeleição ao Senado ou ajudar o seu partido como candidato a deputado federal, já que a disputa pelo Buriti ficou inviável com a declaração de guerra entre o senador Izalci Lucas (PSDB), e a deputada Paula Belmonte (Cidadania.)

A briga entre os dois parlamentares irrompeu após Bruno Araújo, presidente nacional da federação, formada entre o PSDB/Cidadania, ter anunciado que o braço da parceria partidária irá ser comando no DF pelo senador Izalci.

De acordo om a decisão, o tucano teria amplos poderes outorgados pelo colegiado da federação para montar a sua chapa, ao governo do DF, bem como as nominatas para deputado federal e deputado distrital.

A situação emparedou completamente o projeto politico de Paula Belmonte que sonhava ser a candidata ao Senado em uma chapa majoritária encabeçada por Reguffe ou ela própria sendo a candidata ao Buriti com Reguffe ao Senado.

O empresário do setor da construção civil e ex-deputado Luiz Pitmam seria o vice de Reguffe

A única vaga que Izalci vai oferecer a Paula Belmonte, é de que ela dispute a reeleição de deputada federal, uma situação pra lá de arriscada, diante de uma nominata frágil e sem competitividade eleitoral.

Pelo andar da carruagem, Paula Belmonte pode ficar fora do jogo politico, como candidata nas eleições de outubro.

Nesse contexto, o União Brasil, partido de Reguffe, faz pressão para que ele saia a deputado federal, para ajudar o partido eleger ao menos dois federais: ele próprio e a ex-deputada Eliana Pedrosa.

Em uma reunião ocorrida, as portas fechadas, na noite de ontem, entre Luiz Pitiman(Podemos) Felipe Belmonte (PSC) e o próprio Reguffe ( União) foi aventada a possibilidade de o marido de Paula Belmonte, o empresário Felipe Belmonte, lançar a sua candidatura ao Buriti pelo minusculo partido PSC. Luiz Pitimam seria o seu vice e Reguffe para a vaga de senador.

A arriscada proposta não deu jogo. O fato, é que o mundo político brasiliense está com o olhar voltado sobre qual vai ser a decisão de Reguffe. O Radar, também.

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências e comportamento social e reconhecido nos meios jornalísticos e políticos da capital federal. Siga o #RadarDF

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Novacap investe em seis novos caminhões para serviço tapa-buraco

Seis novos caminhões do tipo Truck foram destinados para o serviço tapa-buraco, que atenderá as...

Mais Radar

Deputado Roosevelt: Orçamento 2026 vai fortalecer combate ao crime

Deputado Roosevelt Vilela (PL) defende investimento em inteligência policial e integração de forças. Orçamento 2026 da CLDF, com R$15,4 bi para segurança, permite avanços em tecnologia e união policial para mais proteção às famílias do DF

Vídeo! Para Caiado, Marconi é o “cupim branco” que corroeu Goiás por 20 anos

Caiado intensifica o debate ao comparar a tentativa de Marconi Perillo voltar ao Palácio das Esmeraldas a um “cupim branco”, metáfora usada para alertar que conquistas construídas em anos podem ser destruídas em instantes.

Celina transforma demanda silenciosa dos idosos em agenda de Estado

As mãos que afagam. Celina Leão assume protagonismo ao lançar ações concretas para a terceira idade, mostrando que cuidar de quem construiu Brasília não é favor: é justiça e compromisso com o futuro.

Aceita que dói menos! Rejeição de 53% a Arruda é sentença de morte eleitoral

A rejeição de 53% confirma que o DF não aceita o retorno de José Roberto Arruda, marcado por escândalos, prisão e inelegibilidade. A memória da Caixa de Pandora ainda pesa e impede sua volta ao comando do Buriti

Laços com os Três Poderes tornam o caso Master um escândalo intocável

A tentativa de criação de CPIs sobre o caso Banco Master do banqueiro Daniel Vorcaro não passa de encenação: serviu apenas para blindar os envolvidos ou virar palanque político-eleitoreiro. Deputados petistas do DF, como Chico Vigilante, teriam coragem de convocar ministros de Lula para depor?
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político