Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Em Roraima, José Lurene entra na corrida para se eleger deputado federal

Publicado em

O ex-secretário-adjunto de Segurança Pública de Roraima, o delegado de Polícia Civil, José Lurene, que se desincompatibilizou do cargo para concorrer ao mandato de deputado federal, disse que a sua pré-candidatura representa os anseios da população roraimense.

Para quem disputou as eleições de 2018, pela primeira vez, sendo o décimo, entre os oito deputados federais eleitos, José Lurene sabe que a disputa eleitoral desse ano não será fácil para ninguém, mas também não será tão difícil para quem trabalha intensamente pela população.

Em conversa com a Coluna Radar Politico nesta segunda-feira(25), Lurene disse ter deixado o cargo de secretário-adjunto da Segurança Pública para se filiar ao Partido Progressista, por onde irá disputar uma vaga na Câmara Federal.

LEIA MAIS| Radar Político

Pré-candidatos militares correm risco de ficarem sem legendas no DF

“O nosso projeto conta com o apoio do presidente nacional do PP, Ciro Nogueira, do presidente da Câmara federal, Artur Lira, do governador Antonio Denarium, além do apoio do presidente do PP local, o deputado federal Hiran Gonçalves, que nestas eleições irá concorrer ao Senado e está muito bem avaliado nas pesquisas”, disse.

Caso seja eleito deputado federal, Lurene se concentrará em uma das pautas mais sensíveis da população de seu estado.

Uma das prioridades é lutar pela legalização da mineração em área indígenas, por ser uma das pautas de extrema importância para Roraima, e que se arrasta por décadas no Congresso Nacional.

“Pretendo lutar por isso. Tanto a população indígena quanto a população roraimense vivem da exploração mineral e temos que conciliar a parte ambiental, os direitos indígenas sobre suas terras e preservar a fonte de renda de parte da população”, justifica.

Ele disse que os indígenas, hoje em dia, já participam da exploração mineral por meio de cooperativas e de cessões de direitos de algumas áreas em seus territórios.

“Esse assunto tem que deixar de ser um tabu protelado por muito tempo no Congresso. Tem que ser encarado com responsabilidade, protegendo os direitos indígenas, o meio ambiente, bem como o direito de quem explora as riquezas minerais de Roraima”.

De acordo com a Constituição Federal, segundo Lurene, essas atividades só podem ser realizadas em solo indígena com prévia autorização do Congresso Nacional, por meio de decreto legislativo, e mediante consulta às comunidades afetadas, as quais é assegurada participação nos resultados.

“Temos que acabar com os conflitos sociais que giram em torno da exploração ilegal do minério onde todos saem perdendo. Lutarei contra as ingerências de organizações internacionais que querem monopolizar o controle das regiões roraimenses numa clara invasão à soberania do nosso território”, pontuou.

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências e comportamento social e reconhecido nos meios jornalísticos e políticos da capital federal. Siga o #RadarDF

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Abertas inscrições para o projeto Enem Inclusivo e Especial 2025

Estudantes que possuem algum tipo de deficiência ou transtorno já podem se inscrever no projeto...

Mais Radar

Escândalos e desgaste do governo Lula faz fechar a boca da oposição no DF

Enfraquecido por escândalos e sem lideranças fortes, o PT do DF perde voz, discurso e espaço político, enquanto o grupo de Ibaneis avança sem resistência rumo à sucessão em 2026.

Ibaneis e clã Bolsonaro formam aliança política para 2026 no DF

Ibaneis Rocha e Michelle Bolsonaro selam aliança para o Senado em 2026, com apoio do clã Bolsonaro. Encontro em Brasília fortalece MDB, PL e PP, visando eleger Celina Leão governadora e consolidar a direita no DF.

Política de juros de Galípolo leva PT a loucura que não pode o acusar de sabotador

PT, que acusava Campos Neto de “sabotar” o governo com juros altos, agora engole o choro com Gabriel Galípolo, indicado por Lula, que elevou a Selic a 15%, mantendo a política restritiva do BC.

Rollemberg dança que nem “pinto no lixo” a espera por vaga na Câmara

Rodrigo Rollemberg celebra diploma de deputado federal e dança como "pinto no lixo", mas posse pode atrasar até após recesso. A Câmara dos Deputados deve encaminhar a decisão do STF para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Quadrilhão do INSS na mira da CPMI: Damares quer bandidos na cadeia

Damares Alves consegue a instalação da CPMI do INSS para investigar fraudes bilionárias que lesaram aposentados. A senadora cobra justiça e denuncia a omissão do governo Lula diante do escândalo que atinge milhares de idosos.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político