O ASSUNTO É

Vigilante faz emenda contra assalto praticado pelo cartel da gasolina

Publicado em

“Não será apenas com a redução do ICMS que irá fazer com que a máfia dos combustíveis, que reúnem donos de postos do DF, deixe de assaltar o bolso do consumidor”.

Essa foi a posição do presidente da Comissão de Defesa do Consumidor (CDC), deputado Chico Vigiante (PT), ao apresentar uma subemenda ao projeto do Executivo, aprovado nesta quarta-feira(15), pela Câmara Legislativa.

A proposta enviada pelo governador Ibaneis Rocha, estabelece a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS) sobre os combustíveis no âmbito do Distrito Federal.

LEIA MAIS|

Em clima de desunião e rachas, PDT do DF lança Joe Valle ao Buriti

A cereja do bolo que faltava ao Projeto Lei n° 2.149 /2021 do Executivo, impõe penalidades como multa, suspensão do alvará e cassação do alvará ao estabelecimento que não repassar a redução dos preços dos combustíveis ao consumidor.

Em conversa com o RadarDF nesta sexta-feira, o deputado distrital afirmou que a sua iniciativa  tem por objetivo assegurar que a redução do imposto seja repassada ao consumidor final.

Luta contra o cartel

Desde 2004, Chico luta contra o cartel dos postos de combustíveis no DF. Em 2016, o deputado foi presidente da CPI que apurou a prática de cartel no comércio de combustível.

Na época, segundo o deputado, 28 pessoas foram indiciadas pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

No entanto, foi uma investigação feita pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) que terminou levando os implicados para a cadeia, além da aplicação de multas.

“As multas aplicadas somaram R$ 800 mil em condenações por condutas diversas, como formação de cartel entre postos de combustíveis; tabelamento de preços praticados por sindicatos; indução de conduta comercial uniforme, que ocorre quando sindicatos ou cooperativas indicam aos associados qual o preço a ser adotado”, lembrou.

Vigilante afirmou que boa parte dos processos, que ainda tramitam no âmbito judicial e do CADE, diz respeito à atuação de sindicatos no sentido de “induzir uma conduta comercial por parte dos seus associados”.

“A minha subemenda, apresentada ao projeto do Executivo, aprovado ontem pela Câmara Legislativa, tem o propósito de impedir que o cartel continue roubando a população consumidora, mesmo com a redução do imposto  sobre os combustíveis”, disse o distrital ao #RadarDF.

| Quer saber mais? Acesse aqui

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Abertas inscrições para o projeto Enem Inclusivo e Especial 2025

Estudantes que possuem algum tipo de deficiência ou transtorno já podem se inscrever no projeto Enem Inclusivo e Especial. O programa é destinado aos...

Mais Radar

Projeto de lei institui diretrizes para o Programa Agrário do Distrito Federal

Foi aprovado na manhã de hoje (22) pela Comissão de Produção...

Dra. Jane Klebia enfrenta violência política e diz que nada a intimida

Mulher negra, Dra. Jane enfrenta a violência política de gênero, criminalizada pela Lei nº 14.192/2021, com resiliência, transformando ataques em combustível para seguir sua luta sem ceder a práticas intimidatórias e criminosas.

Com Rogério Morro da Cruz, Celina e Ibaneis levam progresso a São Sebastião

Com Ibaneis Rocha, Celina Leão e Rogério Morro da Cruz, São Sebastião vive um novo tempo: obras históricas, mais justiça e mobilidade, refletindo compromisso real com qualidade de vida e futuro digno à população.

Deputada Jane Klebia propõe aluguel social apenas com o BO policial

A partir do boletim de ocorrência, as mulheres vítimas de violência...

Plenária do PT/DF debate rumos do partido para eleições internas

O distrital Ricardo Vale (PT) organiza plenária da “Resistência Socialista” no DF, promovendo unidade e diálogo no PT para eleições internas. Cinco pré-candidatos disputam o comando do diretório regional: Antônio Sabino, Guilherme Sigmaringa, Mariana Rosa, Rejane Pitanga e Saulo Dias.

Últimas do Radar