O ASSUNTO É

O DESMONTE DA SAÚDE: ROLLEMBERG REDUZ INVESTIMENTOS NOS HOSPITAIS DO DF. AS FILAS VÃO AUMENTAR E O POVO GEMENDO, CHORANDO NESTE VALE DE LÁGRIMAS

Publicado em

ATENDIMENTODFUm levantamento feito pelo deputado Chico Vigilante (PT), revela que o GDF diminuiu drasticamente os investimentos em saúde no primeiro ano da gestão Rodrigo Rollemberg (PSB). Se comparado com os dois anos anteriores, em 2015, os investimentos em obras para a saúde caiu em 100%. Ou seja, a Secretaria de Saúde não gastou nem um real com a realização de obras de melhorias em postos de saúde e hospitais públicos do DF.

                                                                       

LETRA Aqueda também foi sentida em investimentos para aquisição de materiais permanentes, como ambulância, mamógrafos, aparelhos de Raio X e tomógrafos. Para esse setor, o governo cortou 26,7%, se comparado com o ano anterior. Enquanto em 2014 foram investidos R$ 60 milhões para a compra desses materiais, em 2015, foram gastos R$ 45 milhões.

Para Vigilante, os números mostram que esse setor do governo está frágil porque não recebeu atenção. “Quem sofre com o descaso é a população”, afirmou.

A falta de investimento na área de saúde reflete na vida do cidadão que depende do sistema público. Todos os dias, são inúmeras as reclamações e denúncias por causa da falta de equipamentos e de atendimento adequado.

Denúncia como a de uma moradora de Ceilândia que pediu para não ser identificada, relata a morte do sogro após agonizar por sete horas no Hospital Regional da cidade a espera de uma transferência.

Segundo ela, depois de sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC), o homem não conseguiu uma ambulância para transferi-lo para outra unidade hospitalar. A denunciante afirma que o hospital conta com apenas duas ambulâncias e uma estaria quebrada.

“Meu sogro faleceu por falta de UTI, por falta de tomógrafo, por falta de ambulância para levar para fazer a tomografia imediatamente após o AVC. Só tinha um médico, não deram medicação, não colocaram oxigênio”, relatou a mulher. “Este governador deveria ser preso porque  o que ele está fazendo com o povo é um homicídio doloso”, protestou.

Mas não só de pacientes vêm as denúncias. Não raro, profissionais da saúde reclamam da falta de equipamentos e de condições de trabalho na rede.

De acordo relatos de profissionais, vários centros de saúde de Ceilândia estão com problemas nas autoclaves – equipamento que faz a esterilização dos materiais. Eles contam que os servidores estão transportando os materiais para a esterilização no equipamento do hospital da cidade.

Em nota, Secretaria de Saúde esclarece que, atualmente, a rede possui um total de 52 ambulâncias. Das quais 12 estão em manutenção. Já os 12 tomógrafos distribuídos nos hospitais, apenas cinco estão em operação, ou seja, menos da metade.

A Secretaria informou ainda que a rede também conta com 11 mamógrafos, mas apenas seis estão em perfeita operação. É o fim.

Postado por Radar

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Brasília é confirmada como cidade-sede da Copa do Mundo Feminina de 2027

A Copa do Mundo Feminina de 2027 será sediada no Brasil e a capital federal será uma das sedes do torneio. Conforme a Federação...

Mais Radar

Vai de Graça ultrapassa 10 milhões de acessos no transporte público do DF

O Programa Vai de Graça alcançou a marca de 10,7 milhões...

Brasília é confirmada como cidade-sede da Copa do Mundo Feminina de 2027

A Copa do Mundo Feminina de 2027 será sediada no Brasil...

Campanha do GDF alerta sobre riscos do transporte pirata

O GDF lançou uma campanha para combater o transporte ilegal de...

Projeto de cinema ao ar livre percorre sete regiões administrativas

O Cinema Inflável consiste na exibição gratuita de filmes a céu...

Bancas sem atividade regular podem ser retomadas pelo GDF

Fechadas há mais de 45 dias, bancas da Feira de Artesanato...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.