Praça Ativa: Grande show vai invadir a sua tela nesta sexta-feira, às 15 horas; assista!

Publicado em

Brasília se prepara para transmitir a versão online do projeto Praça Ativa 2021, evento idealizado pelo coletivo Música na Árvore em parceria com Dillo Daraujo. 

Além das apresentações musicais do grupo Mandrágora e de Dillo e sua GuittarrÁfrica, o público poderá conferir oficina de instrumentos de percussão com material reciclado, ministrada por Juraci Moura, e os espetáculos do mímico Abder Paz e de Chico Simões com seu Mamulengo Presepada.

Na edição online, o evento mantém o compromisso social. Durante a transmissão, o público também poderá doar quantias, que serão revertidas em benefícios para a população vulnerável do local, como insumos de higiene pessoal.

No proximo dia 9 de abril, a programação vai reunir, novos talentos locais cuja expressão privilegia o folclore e a cultura popular na música instrumental, no teatro e na produção de instrumentos musicais.

O festival será transmitido a partir do estúdio Orbis, em Brasília.

A ideia original agregava uma proposta de acessibilidade que não só levaria essa arte diversa para um público transeunte do Setor Comercial Sul, mas que procuraria engajar a população vulnerável, que habita a região e não tem acesso a bens culturais como shows e espetáculos teatrais.

“A gente queria expor essas pessoas a uma produção artística diferenciada e fazê-las vivenciar, durante uma tarde, essa experiência cultural”, explicou Dillo.

Com a crise sanitária e as normas de segurança adotadas por causa da pandemia de coronavírus, o evento precisou adequar-se a um novo formato, mantendo, entretanto, a mesma programação e acessibilidade.

As atrações da Praça Ativa contarão com tradução para a linguagem de sinais LIBRAS, e poderão ser acompanhadas por portadores de deficiência auditiva.

Marcando o Ritmo

Quem abre o evento é o mestre Juraci Moura. Ele é luthier, ritmista e, há mais de 10 anos, une consciência ambiental à música e à criação de instrumentos percussivos, que são confeccionados a partir da reciclagem de materiais, como sacos de cimento.

Juraci produz, ensina a fazer e a tocar, pandeiros, tambores e outros instrumentos de papel, que se tornam acessíveis, mais baratos e sustentáveis.

Além de reciclar esse descarte da indústria da construção civil, Juraci usa o papel em substituição às peles orgânicas dos animais, com as quais são tradicionalmente confeccionados esses instrumentos.

Teatro de Rua

Duas apresentações teatrais marcarão a Praça Ativa, com atrações de bonecos e mímicas que inspiram os primórdios da arte de representar no mundo.

O mestre Chico Simões vai agradar as crianças de todas as idades com seu mamulengo Presepada. Mamulengo é um fantoche típico do Nordeste brasileiro, que traz como temática a crítica social, manifestada nas interações do boneco com seu público.

Se você conhece o significado de “presepada” para os nordestinos, já sabe que pode esperar momentos de muita diversão e riso.

Riso e reflexão também é o que promete Abder Paz, ator brasiliense, mímico e educador, que, há mais de 10 anos, atua na ocupação Mercado Sul Vive, escrevendo a cena política e cultural de Taguatinga.

Não bastasse seu talento, Abder nasceu filho de Miqueias Paz e pôde aprender todas as nuances da mímica com esse professor, ator e grande mímico que fez essa arte reconhecida em Goiás e no Distrito Federal.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 6,5 milhões

As seis dezenas do concurso 2.884 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida...

Mais Radar

Cerrado Jazz Festival abre inscrições para bandas locais

O Cerrado Jazz Festival está selecionando bandas para integrar o line-up...

Concurso de fotografia para mulheres recebe inscrições até 20 de julho

O concurso Olhar d’Elas – Mulheres na Fotografia vai selecionar 20...

Brasília Design Week 2025 segue em cartaz até 20 de julho

Com mais de 40 ações espalhadas em pontos estratégicos da cidade,...

Teatro Nacional abre as portas para visitas guiadas

Além da programação regular de espetáculos, o Teatro Nacional também recebe...

Festa junina do Colégio Militar Dom Pedro II valoriza cultura e integração

A Festa das Regiões do Colégio Militar Dom Pedro II será nos dias 6 e 7 de junho, com apresentações culturais e comidas típicas para celebrar a diversidade brasileira.

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.