O ASSUNTO É

Okumoto diz que o DF está preparado para uma possível segunda onda da Covid-19

Publicado em

Em entrevista coletiva, o secretário de Saúde Osnei Okumoto, disse nesta segunda-feira (30), que um inquérito epidemiológico, com mais de 100 profissionais de saúde, será aplicado nas 34 regiões administrativas do DF  a partir desta quarta-feira (2). 

LEIA MAIS

Lula e o PT saem derrotados no resultado final das eleições municipais; PSOL cresce

Durante coletiva de imprensa virtual, na manhã desta segunda-feira (30), o secretário de saúde Osnei Okumoto afirmou que um inquérito epidemiológico, envolvendo mais de 100 profissionais de saúde, será aplicado nas 34 regiões administrativas a partir desta quarta-feira (2).

“O DF apresentou um aumento, não tão acentuado, do índice de transmissão do coronavírus. Estávamos com índice abaixo de 1 e agora estamos registrando a marca de 1,3 . O inquérito epidemiológico vai nos trazer dados mais precisos sobre a chegada de uma possível segunda onda de Covid-19. Mas nós estamos aqui para demonstrar que o GDF está preparado para fazer este enfrentamento”, garantiu o secretário de saúde.

Osnei Okumoto aproveitou a oportunidade para pedir a mobilização da população.

“É importante que a sociedade faça a sua parte respeitando o distanciamento social, mantendo o uso de máscara e, caso tenha sido testado positivo, respeitar o isolamento de 14 dias”, declarou o secretário de Saúde.

Dados Covid-19

No último domingo (29), foram registrados 627 casos novos de Covid-19 e cinco óbitos. A taxa de transmissão R(t) do DF, calculada na semana encerrada em 27/10 está em 1,3. Foram registradas 30 RAs com R(t) acima de 1 (conforme tabela) correspondendo a 88% das RAs do DF com aumento. Isso indica a expansão da transmissão da doença no DF. Os dados foram captados do Lacen, laboratórios privados e sistemas oficiais do Ministério da Saúde.

Leitos de internação

A rede pública possui leitos de UTI e enfermaria reservados para atender pessoas acometidas com o novo coronavírus. São 205 leitos de UTI Covid em nove hospitais. Desses, segundo dados registrados na noite de domingo (29), 124 estão vagos.

Também existem leitos de UCI e Ucin, que possuem suporte para ventilação mecânica. São 112 de UCI e Ucin, em dez hospitais. Destes, 66 estão vagos. Leitos de enfermaria são 293 no total, com 129 vagos. De enfermaria são 290 leitos em 3 hospitais, mais o Hospital de Campanha da PM. Hoje, são 130 leitos vagos.

O secretário de Saúde orienta que “as pessoas que apresentarem os sinais e sintomas de febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, perda do olfato ou do paladar devem procurar as UBSs”, disse Osnei Okumoto.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Brasil abre 129,8 mil postos formais de trabalho em julho

No mês de julho, 129.778 postos de trabalho com carteira assinada foram abertos no Brasil. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e...

Mais Radar

Detran-DF lança curso de capacitação em transporte de passageiros

Estão abertas as inscrições para a primeira turma do curso Capacitação...

Viva Flor é expandido para mais delegacias DF

Mais uma etapa da expansão do Programa Viva Flor foi lançada...

Parceria leva vacinação a passageiros e funcionários do Aeroporto de Brasília

Até sexta-feira (29), a Secretaria de Saúde (SES-DF) mantém, durante toda...

Matrículas em cursinho gratuito para o Enem são prorrogadas no DF

As inscrições para o programa Preparação DF foram prorrogadas até sábado...

Distrito Junino encerra temporada com apresentações gratuitas

Neste fim de semana se encerra o maior circuito de quadrilhas...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.