Na Rota do Ouro Goiano| Festival de viola caipira estreia neste sábado

Publicado em

Após esse longo período de trabalho árduo, o festival Viola Caipira na Rota do Ouro Goiano estreia neste sábado (3/10), a partir das 20h, no canal do projeto Cordas da Vida no YouTube.

Em grande estilo, as apresentações serão abertas pelo virtuose Pedro Vaz e pela tradicional dupla Galvan e Galvãozinho. Nos sete fins de semana seguintes, mais 14 atrações completam a programação.

“Inicialmente, o festival havia sido concebido com o objetivo de levar os shows para as cidades históricas goianas, onde aconteceu o apogeu do ciclo do ouro no Estado. No entanto, a pandemia do coronavírus nos obrigou a adotar um novo padrão para as apresentações. ”, explica o produtor e músico Mariano, idealizador da iniciativa patrocinada pelo Fundo de Arte e Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura do Governo de Goiás.

“Felizmente, as plataformas virtuais têm se mostrado alternativas viáveis para mantermos a arte viva, colaborando com uma importante cadeia produtiva, que contempla artistas, produtores, técnicos de som, iluminadores, entre outros profissionais”, completa.

Cada atração artística selecionada receberá cachê de R$ 2.158.

Neste primeiro sábado de espetáculos, o violeiro Pedro Vaz apresentará repertório baseado no recém-lançado álbum de estreia na carreira solo, intitulado “Dê espaço ao tempo”.

Serão apresentadas sete obras autorais, além de composições de Almir Sater, Villa-Lobos, Roberto Corrêa, Serrinha e Athos Campos.

Graduado pela UnB, professor de Escola de Música de Brasília e diretor musical da Orquestra Roda de Viola, o artista de 15 anos de trajetória promete surpreender o público.

“Este disco dialoga com o presente, o passado e o futuro, diluindo as fronteiras entre a tradição e o contemporâneo, a sabedoria popular e a erudição. O álbum apresenta a viola caipira como narradora de melodiosas sensações e cenários que passeiam pelo agreste brasileiro – como na faixa ‘Vida Seca Severina’ –, chegando até
ao calor latino em ‘Ilhoa’, em contrapontos com o contrabaixo acústico, a rabeca e a percussão”, explica Pedro Vaz.

A segunda apresentação do festival Viola Caipira na Rota do Ouro Goiano será comandada pelos veteranos Galvan e Galvãozinho.

Em mais de 40 anos de carreira, a tradicional parceria rodou o país cantando modas de viola, pagodes e toadas típicas do interior de Goiás, Estado de origem da dupla. A trajetória dos músicos rendeu-lhes o título de “Os Reis da Catira”.

Na apresentação no canal do projeto Cordas da Vida no YouTube, Galvan e Galvãozinho tocarão 15 composições, passando pelas autorais “Meu pedacinho de chão” e “Juras de amor” até os clássicos “Porteira da saudade”, de Ademar Braga e Paraíso, “Amor inesquecível”, de Joviano Pereira dos Santos, e “Prefeito guerreiro”, de Mirandinho.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Deputado Roosevelt: Orçamento 2026 vai fortalecer combate ao crime

Deputado Roosevelt Vilela (PL) defende investimento em inteligência policial e integração de forças. Orçamento 2026 da CLDF, com R$15,4 bi para segurança, permite avanços em tecnologia e união policial para mais proteção às famílias do DF

Mais Radar

Público pode retirar ingressos para o Brasília Fitness Open

Está aberta a retirada de ingressos para o Brasília Fitness Open...

Painel de grafiteiros dá cara nova à passagem subterrânea da Asa Norte

A passagem subterrânea da 103/104 Norte ganhou vida no ultimo mês...

Exposição em Brasília celebra 50 anos do Dicionário Aurélio

Brasília recebe, pela primeira vez, parte do acervo de Aurélio Buarque...

Autódromo de Brasília vai funcionar como arena multiúso

Além de ser um equipamento público de competições automobilísticas, o Autódromo...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.