O ASSUNTO É

CORONAVÍRUS| Retorno de aulas presenciais ainda provoca polêmicas em vários estados

Publicado em

Com a redução da incidência e mortalidade pela covid-19 em parte dos estados brasileiros, a discussão sobre o retorno das aulas presenciais ganha força.

O Amazonas saiu na frente e iniciou as atividades presenciais nas escolas ainda em agosto. Mas em diversos estados a retomada ainda gera polêmica.

LEIA AINDA

Caixa credita hoje saque emergencial do FGTS para nascidos em outubro; veja calendário

Além do Amazonas, o governo do Pará autorizou o início das aulas em 1º de setembro. Em Minas Gerais, cursos de pós-graduação puderam reiniciar aulas presenciais no sábado (5).

No Rio Grande do Sul e em Pernambuco, as unidades educacionais podem funcionar a partir do dia hoje (8). No Espírito Santo, a data fixada foi a próxima segunda-feira (14).

As aulas na rede privada do Rio de Janeiro também tem início previsto para a semana que vem. Nas rede pública do Rio, no entanto, a previsão é de retomada em 5 de outubro.

No Distrito Federal, o governo anunciou a volta às aulas para o início de agosto, mas recuou e ainda não definiu uma data. Em diversos outras unidades da Federação os governos prorrogaram a suspensão das aulas presenciais.

É o caso do Amapá e do Tocantins, até 30 de setembro; e de Rondônia, até 3 de novembro;

As aulas continuam suspensas, sem prazo para retorno em estados como Roraima, Bahia, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, Paraná e Santa Catarina.

No Maranhão, o governo promoveu uma consulta sobre o tema, mas ainda não divulgou os resultados. No Piauí, o governo iniciou um debate com a comunidade sobre a volta do 3º ano do ensino médio.

Diversos estados reclassificaram regiões e ou municípios. Em Minas Gerais, pela primeira vez uma região (a Norte) entrou na última fase, com maiores permissões de funcionamento. Em Sergipe o estado avançou da bandeira Amarela para a Verde.

Em Pernambuco, os municípios da Região Metropolitana e da Zona da Mata foram atualizadas para a fase oito do plano de reabertura, que tem 11 etapas.

Algumas Unidades da Federação lançaram programas econômicos de retomada. No Rio de Janeiro, foi criado o site Turismo Consciente para estimular o setor.

Em Goiás, a secretaria da Retomada foi instituída para coordenar as ações governamentais. O Centro Cultural Niemeyer foi reaberto.

No Paraná, o Parque Vila Velha, em Ponta Grossa, também voltou a receber visitantes no início do mês.

 

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Editais do Negocia-DF pode regularizar dívidas de ISS e ICMS

Dois editais de transação tributária foram lançados pelo Governo do Distrito Federal (GDF),  dentro do programa Negocia-DF, para oferecer novas oportunidades de regularização de...

Mais Radar

Nova tecnologia vai mudar forma como brasileiros assistem televisão

O governo federal divulgou um decreto que regulamenta a TV 3.0,...

Anatel justifica fim da obrigatoriedade do uso do 0303

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) revogou a obrigatoriedade das empresas...

Avião de pequeno porte cai nos Lençóis Maranhenses e deixa dois mortos

Um avião de pequeno porte caiu neste sábado (9) no Parque...

Governo vai lançar programa para acolher brasileiros repatriados

Os brasileiros repatriados em situação de vulnerabilidade serão acolhidos por um...

Dólar cai para R$ 5,54 com dados de desemprego nos EUA

A divulgação de dados fracos no mercado de trabalho nos Estados...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.