O ASSUNTO É

Cenário Covid-19| Codeplan monitora dia a dia a evolução da pandemia no Distrito Federal

Publicado em

A  Companhia de Planejamento do DF (Codeplan), lançou nesta segunda-feira (22) o Cenário Covi-19 (CC-DF) que retrata  evolução da pandemia e a velocidade da proliferação da doença frente à capacidade de atendimento do sistema de saúde da capital. A divulgação será diária, sempre às 19h.

Baseado em experiências de outros estados e países que também enfrentam a pandemia do novo coronavírus, o novo índice é mais uma ferramenta do GDF para levar à população os dados atualizados sobre a situação da doença no DF.

“Nosso quadro visa monitorar a rede e facilitar a comunicação e o acesso à informação, sem relação automática às tomadas de decisão do governo”, explicou o presidente da Codeplan, Jean Lima.

Serão consideradas seis variantes no cálculo diário do índice Cenário Covid-19: o número médio de óbitos por Covid-19 nos últimos sete dias, comparado ao mesmo número médio dos outros sete anteriores; o número médio de pacientes confirmados em leitos públicos de enfermaria nos últimos sete dias, comparado à mesma média dos outros sete dias anteriores; e a equiparação das internações em leitos públicos de UTI dos últimos sete dias com os outros sete dias da semana anterior. Esses três indicadores terão peso 1 no cálculo do índice.

Com peso 2 na contagem entrarão o total de casos ativos da doença até o último dia da publicação, em comparação aos recuperados nos últimos 14 dias; e o número de leitos públicos de enfermaria ocupados no último dia para atender pacientes com Covid-19, comparado ao número total de leitos disponíveis no DF para atender os casos.

Já o número de leitos públicos de UTI ocupados em comparação ao número de leitos total de UTI para esses pacientes no DF tem peso 3 no cálculo do Cenário Covid-19.

“Nosso balizador para tomadas de decisões do governador Ibaneis Rocha, como aperto ou relaxamento nas medidas de prevenção e controle do contágio da doença, continua sendo as internações e ocupação em leitos de UTIs”, esclarece o subsecretário de Vigilância à Saúde da Secretaria de Saúde, Eduardo Hage.

O boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde revela, diariamente, o número de infectados pelo novo coronavírus, o número de óbitos, os casos por região administrativa e as características dos pacientes.

A expectativa é de que os índices do Cenário Covid-19 passem, em breve, a ser apresentados também por região administrativa.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Em jogo repleto de emoção, Flamengo conquista Intercontinental Sub-20

O Flamengo fez história, na noite deste sábado (23) no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, ao conquistar o bicampeonato da Copa Intercontinental...

Mais Radar

Vai de Graça ganha novos horários para atender passageiros de quatro regiões

O programa Vai de Graça ampliou a frota para passageiros de...

Cheque Moradia tem valor ampliado para R$ 16 mil

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab) anunciou que o...

Hemocentro recebe equipamentos de fisioterapia para coagulopatias

Três novos equipamentos de fisioterapia foram inseridos no atendimento de pacientes...

Transitolândia abre novas vagas de visitação escolar

A Escola Vivencial de Trânsito está com inscrições abertas para escolas...

Educação promove 2ª Jornada de Línguas Estrangeiras da rede pública

A 2ª Jornada de Línguas Estrangeiras da rede pública traz intercâmbio...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.