O ASSUNTO É

“O Distrito Federal tem lei. Ibaneis tomou medida correta ao fechar a Esplanada”, defendem deputados

Publicado em

Deputados de diversos partidos declararam apoio à decisão do governador Ibaneis Rocha que decretou o fechamento da Esplanada dos Ministérios para veículos e pedestre decisão que encerra nesta quarta-feira (17).

A medida foi tomada após o bispo auxiliar dom Marcony Vinícius Ferreira ter sido ameaçado por integrantes do grupo autointitulado “300 do Brasil”. As ameaças contra o religioso foram identificadas pela Polícia Civil do DF.

O  deputado Hermeto (MDB)  reprovou a atituide de um grupo de manifestantes que estavam infligindo a lei demandada pelo Governo do Distrito Federal .

Como policial e cidadão “não posso coadunar com o que aconteceu na Esplanada. A  corporação policial  foi agredida por uma desqualificada que se dizia lider do grupo. Era pra ter sido presa naquele momento, pois desacatou toda uma instituição”.

Ermeto também denfendeu a decisão do govermador ao  mandar desmontar o acampamento em frente a um ministério e  concordou com Ibaneis Rocha por ter  exonerado  o subcomandante da Polícia Militar, Sérgio Luiz Ferreira de Souza.

O coronel Sergio Luiz estava à frente da corporação no momento em que o grupo “300 do Brasil” manifestou-se, com o uso de fogos de artifício, contra o STF e contra o próprio governador.

O  deputado Leandro Grass (Rede), destacou  como importante o posicionamento do Poder Público ao cumprir a legislação relativa à proibição de aglomerações, medida necessária ao combate à pandemia.

O parlamentar referiu-se ainda à multa que o GDF aplicou ao ministro da Educação, Abraham Weintraub, flagrado sem máscara – o que é proibido em locais públicos – durante ato contra o STF.

 

Chico Vigilante (PT) disse que a atitude de Ibaneis foi correta e demonstrou que no Distrito Federal tem lei e que a lei é para ser cumprida”, observou.

Por sua vez  a deputada Arlete Sampaio também do PT, parabenizou o govenador pela coragem de tomar a decisao de bloquar a Espalana dos Ministerios.

 

O  Líder do governo na Câmara Legislativa, Cláudio Abrantes (PDT) defendeu a posição do governador  pela atitude tomada frente às ameaças sofridas pelo bispo auxiliar e Brasil dom Marcony .

“Parece que se perdeu a noção do que é instituição, as leis e a democracia. O que fizeram com dom Marcony é estarrecedor”, disse.

 

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Brasília será sede do IX Encontro das Cidades Criativas da Unesco

De 25 a 28 de novembro, Brasília sediará o IX Encontro da Rede Brasileira de Cidades Criativas da Unesco (IX Ecriativa), com o tema...

Mais Radar

Deputados distritais terão R$ 34,5 mi cada em emendas de 2026

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) definiu o valor máximo...

Lula trai Pacheco preferindo o “companheiro” Jorge Messias no STF

Sentindo-se rejeitado por Lula, o senador Rodrigo Pacheco, ex-presidente do Senado, ganhou como prêmio de consolação a chance de concorrer ao governo de Minas com apoio do PT em 2026, uma missão arriscada onde ele pode perder.

Câmeras podem reforçar segurança em passagens subterrâneas de Brasília

Projeto de lei do deputado Hermeto propõe instalar câmeras em passagens subterrâneas e passarelas de Brasília, com monitoramento em tempo real pela PMDF, para aumentar a segurança e inibir ações criminosas.

58º Festival de Brasília: DF lotado pelo 27º troféu Câmara Legislativa

O 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro tem registrado lotação...

Fábio Félix denuncia masmorra que tortura dependentes químicos no DF

Distrital denuncia "masmorra" em clínica terapêutica no Lago Oeste pela prática de tortura, superlotação, cárcere privado sem ordem judicial. Durante uma visita de fiscalização, o parlamentar pediu a prisão em flagrantes dos responsáveis pela clínica.

Últimas do Radar