O ASSUNTO É

JOAQUIM RORIZ FAZ UM GIRO POR BRASÍLIA, CIDADE QUE AJUDOU A DESENVOLVER

Publicado em

1-AGOVERNADORRORIZAfastado da luta política e das paixões que ela desperta, o ex-governador Joaquim Roriz só não deixa de passear por Brasília, acompanhado da filha deputada Liliane Roriz, para continuar se fascinando de uma cidade que ajudou a construir e ser saudado por populares por onde passa.


Aos 78 anos, mesmo fora do governo do Distrito Federal, há nove anos, o velho cacique continua sendo o político mais influente da política brasiliense. O reconhecimento popular é uma prova disso. Na lista de ex-governadores do Distrito Federal, em recente pesquisa feita pelo Instituto Paraná, 33,3% dos eleitores consideram Roriz o melhor governador do DF; outros 28% acham que José Roberto Arruda (PR) foi o melhor governador e 17,5% classificam o senador Cristovam Buarque (PDT) como o melhor gestor do GDF.

1-AGOVERNADORRORIZAfastado da luta política e das paixões que ela desperta, o ex-governador Joaquim Roriz só não deixa de passear por Brasília, acompanhado da filha deputada Liliane Roriz, para continuar se fascinando de uma cidade que ajudou a construir e ser saudado por populares por onde passa.


Aos 78 anos, mesmo fora do governo do Distrito Federal, há nove anos, o velho cacique continua sendo o político mais influente da política brasiliense. O reconhecimento popular é uma prova disso.

Na lista de ex-governadores do Distrito federal em recente pesquisa feita pelo Instituto Paraná, 33,3% dos eleitores consideram Roriz o melhor governador do DF; outros 28% acham que José Roberto Arruda (PR) foi o melhor governador e 17,5% classificam o senador Cristovam Buarque (PDT) como o melhor gestor do GDF.

Pela pesquisa, apenas 2,6% dos eleitores citaram Agnelo Queiroz como o melhor governador do DF. Especialistas analisam que conquistas, carisma e origem de Joaquim Roriz criaram o “Rorizismo”, impregnado no sentimento popular que pode ser comparado a JK, principal celebridade política do DF, o fundador de Brasília.

Joaquim Roriz faz parte de uma geração que foi testemunha da história da construção de Brasília que mudou o mapa econômico e social do Brasil. Com seu estilo fluente e conhecimento profundo das engrenagens da política candanga, Roriz governou o DF por 14 anos intercalados (1988/1990, 1991/1995, 1999/2006 ) deixando a sua contribuição no ordenamento da cidade-capital, na infraestrutura urbana e nas obras que, hoje marcas reconhecidas pela população.

De tudo que fez, quatro obras enche de orgulho o povo do DF, a começar pela a construção das nove cidades, com os programas dos lotes urbanizados, que permitiram tirar as invasões e dar teto e cidadania às pessoas mais humildes.

Roriz construiu o metrô, tão combatido por opositores, mas que hoje transporta mais de 150 mil passageiros por dia. Construiu a barragem de Corumbá, que é a solução para a questão da água no DF e nas cidades da região metropolitana pelos próximos 100 anos e, finalmente, a construção da Ponte JK, também muito combatida, mas que hoje é cartão-postal da cidade, além de ser fundamental para o tráfego na região central.

Quando sai em seu passeio de rotina pela cidade, acompanhado da filha, Roriz respira felicidades e encanto por Brasília. Para os políticos ele é um mito em que todos se amparam na busca de conselhos. Para o povo ele sempre será Roriz.

Da Redação Radar

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Cícero da Hora: A voz literária da Ilha encantada dos lençóis maranhenses

Cícero da Hora encanta o Reviver de São Luís com sua obra sobre a Ilha de Lençóis, onde a lenda do rei Dom Sebastião e sua corte pulsa na alma dos ilhéus da baixada ocidental maranhense,

Mais Radar

Abertas inscrições para o projeto Enem Inclusivo e Especial 2025

Estudantes que possuem algum tipo de deficiência ou transtorno já podem...

Regulamentada concessão para profissionais que atuam com explosivos e pirotecnia no DF

Foi publicada a Portaria nº 312/2025, que regulamenta a concessão da...

Central de Relacionamento 156 passará por manutenção no fim de semana

Entre as 18h desta sexta-feira (4) e a manhã de segunda...

STF barra reestruturação da carreira GAPS no DF; Sindsaúde lamenta

Marli Rodrigues, presidente do Sindsaúde DF, reafirma determinação em lutar pela carreira GAPS, apesar da decisão contrária do STF. Em nota, o sindicato critica oposição interna que, por interesses diversos, trabalhou contra o projeto benéfico aos servidores da saúde.

Brasília recebe etapa inédita do maior campeonato de skate street do mundo

Nos próximos dias 12 e 13, Brasília sedia a etapa inédita...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.